Os estudos sobre a genética humana sofreram grandes avanços nos últimos anos e, certamente, uma das áreas que ganhou relevância foi a Genômica Nutricional, o que trouxe à figura do Nutrigeneticista um grande destaque.

Considerando que os testes nutrigenéticos ganharam espaço como importante ferramenta nas aplicações clínicas, a busca por profissionais de nutrição com entendimento sobre genética ficou cada vez maior.

Mas você sabe qual o papel do Nutrigeneticista, e como tornar-se um profissional dessa categoria?

Acompanhe este artigo que iremos explicar isso direitinho. 

Papéis e responsabilidades

Basicamente, o Nutrigeneticista é o profissional da nutrição que possui o conhecimento em Nutrigenética e nutrigenômica.

Caso você não saiba, a Nutrigenética pode ser breve e basicamente definida como “o estudo dos efeitos das variações genéticas na resposta aos nutrientes“. 

Já a Nutrigenômica pode ser resumidamente definida como “o estudo dos efeitos dos nutrientes na expressão dos nossos genes“.

A partir desses estudos o profissional será capaz de interpretar testes nutrigenéticos identificando cada variante e, de acordo com os resultados, personalizar condutas com base em informações únicas contidas nos genes de seus pacientes.

Fundamentalmente esse profissional tem como principal responsabilidade compreender as informações genéticas de seus pacientes e utilizá-las a favor da máxima personalização das suas condutas.

Caminhos para se tornar um Nutrigeneticista

Ainda não há um “caminho oficial” para receber o título de Nutrigeneticista; logo, entende-se que todo profissional que possui o conhecimento da genômica nutricional pode ser denominado dessa forma. 

Dessa forma, aqui estão alguns meios de se adquirir o conhecimento necessário:

*Não nos responsabilizamos pela disponibilidade dos conteúdos de terceiros indicados abaixo.

  1. Cursos online
    Alguns profissionais e instituições organizam turmas online sobre o tema, como por exemplo: Nutrigenômica Descomplicada e Unyleya. Spoiler: ainda neste primeiro semestre de 2021, a DGLab oferecerá um curso prático – fique atento às nossas atualizações.
  2. Cursos presenciais
    Algumas instituições disponibilizam especializações, workshops e cursos de extensão. Consulte em sua cidade se existem turmas abertas.
  3. Buscar conteúdos online
    Pelo Youtube disponibilizamos diversas aulas e vídeos gravados (inscreva-se no nosso canal). Você também pode escolher por ler os nossos artigos no blog, e nossos posts no instagram. Além disso, realizamos Lives todo mês (as DGLives) com profissionais experientes na área – não deixe de participar!

Por fim, é importante entender que o Nutrigeneticista é o profissional encarregado de compreender os principais desafios da nutrição moderna para definir as melhores condutas para as necessidades humanas com base na identificação das variantes genéticas que cada pessoa carrega.

Por fim, se você tem interesse nesta importante área do conhecimento e quer se tornar um profissional Nutrigeneticista, venha com a DGLab e seja um parceiro.

Nós te ajudaremos com todos os passos para que isso se torne realidade: conte com nosso suporte, conte conosco!