Você é profissional da nutrição e quer entender o que são os testes nutrigenéticos? Quer saber quais são suas aplicações e como esses testes podem enriquecer seus atendimentos? Então esse post foi feito para você!

O que são Testes Genéticos Nutricionais ou Nutrigenéticos?

Basicamente, os testes genéticos nutricionais (também chamados de nutrigenéticos) são exames laboratoriais que analisam o nosso DNA identificando variantes que influenciam em como o nosso corpo reage a determinados nutrientes. Os testes nutrigenéticos permitem uma abordagem nutricional mais personalizada, pois indicam características como:

E mais uma série de outras características que poderão ser muito úteis nas mãos de profissionais qualificados a interpretar o laudo genético de forma prática.

Vantagens para você e seus pacientes

Nós sabemos que engajar os pacientes é um desafio diário. Acontece que muitas vezes, os profissionais acabam recorrendo a metodologias susceptíveis à tentativa-e-erro na hora de prescrever nutrientes. Muitas vezes os planos alimentares demoram algum tempo até atingirem os objetivos desejados, o que acaba desanimando alguns pacientes.

O teste genético nutricional oferece como benefício conhecer a genética de seu paciente e como ela se correlaciona com as queixas apresentadas, para assim definir condutas nutricionais mais precisas, gerando:

  • Maior engajamento do paciente;
  • Resultados mais expressivos;
  • Planos personalizados que respeitem a individualidade;
  • Aumento na satisfação de seus pacientes;
  • Divulgação positiva do seu trabalho.
Vantagens e benefícios de trabalha com testes nutrigenéticos

Mas atenção: para o uso de um teste nutrigenético que forneça informações úteis à prática clínica para que consiga alcançar resultados efetivos, é importante que saiba qual é o painel genético disponibilizado.

O que o CRN diz sobre os testes?

O CRN emitiu um parecer técnico a respeito dos testes nutrigenéticos, ressaltando a importância deles como exames preditivos. Confira no vídeo abaixo a posição do CRN a respeito dos testes genéticos, explicada pela nutricionista Vanessa Gama, parceira da DGLab.

Como começar a trabalhar com testes genéticos?

Caso você tenha interesse em conhecer e oferecer os testes genéticos nutricionais aos seus pacientes, recomendamos que visite o nosso site e conheça nosso modelo de parceria para profissionais da nutrição.

Nós oferecemos todo o apoio para quem quer iniciar na nutrigenética:

  • Valores especiais nos testes nutrigenéticos;
  • Materiais de apoio digitais;
  • Suporte para interpretação dos laudos nutrigenéticos.
  • Acessibilidade e proximidade da nossa equipe para tirar qualquer tipo de dúvida.
Quer trabalhar com testes genéticos nutricionais?