Por que algumas pessoas conseguem realizar treinos físicos mais intensos ou mais demorados sem parecerem tão cansados?

Por que alguns se machucam com tanta frequência quando se exercitam?

Qual a causa que uma pode ganhar massa muscular muito fácil para alguns e tão demorado para outros?

Em suma, o “teste de DNA fitness” pode responder essas questões.

É certo que a frequência dos treinamentos, bem como o tempo entre as sessões de exercícios e o tipo de atividade física que se realiza são fatores fundamentais para alguém tornar fisicamente bem sucedido.

E você sabe que biotipo também conta muito.

Ou seja, a composição muscular, a proporção de “massa magra” (músculos) em relação à “massa gorda” (gordura), a elasticidade, a regulação da pressão arterial e outros elementos que formam o nosso corpo e participam de processos fisiológicos são importantes para que a atividade física praticada atinja os resultados. 

Sabia que o DNA guarda as informações sobretudo as que podem fazer a diferença na resposta aos treinos?

É para responder essa e outras perguntas que preparamos este artigo – aproveite e acompanhe até o final.

O que é o Teste de DNA Fitness?

Você sabe que praticar exercícios físicos é tido como algo essencial para manter a saúde e a boa forma.

Muitas pessoas realizam treinos regularmente, quer seja apenas caminhando, ou fazendo parte de grupos de corrida, levantando grande quantidade de pesos na academia ou até mesmo treinando para modalidades esportivas. 

Não é novidade que a genética é uma das áreas da ciência que mais cresce e que hoje consegue explicar certos fenômenos fisiológicos com riqueza de detalhes.

Você sabia que a aplicação clínica cresceu?

Mas, você deve saber também que, seu uso se abriu para áreas que podem impactar o nosso dia a dia, e isso inclui os treinos físicos.

Um dos meios de se conhecer como os genes funcionam em resposta aos exercícios é fazer o que alguns chamam de “teste de DNA fitness”.

Isso quer dizer que com apenas uma pequena amostra de material biológico, um laboratório pode analisar o DNA dessa amostra e ver como uma pessoa responde aos exercícios.

Claro isso tem uma base científica a partir de pesquisas com atletas, o que permite ter uma relação mais forte entre genética e esporte.

Assim, muitos profissionais começaram a buscar ligação entre treinamentos melhores direcionados de acordo com a genética de cada pessoa.

Como o teste de DNA fitness pode ajudar nos treinamentos físicos?

Nos nossos genes (partes do DNA responsáveis pelas proteínas do nosso corpo) estão inclusas informações que revelam como nosso organismo funciona.

Logo, são essas informações que são usadas para inferir como nossos músculos, ossos, pulmões, tendões e ligamentos se comportam frente às atividades físicas.

Como para cada pessoa tem variações nas informações que os genes carregam, e elas são encarregadas por ter as bases da nossa fisiologia, cada organismo, cada corpo responde de um jeito nos exercícios físicos.

Dessa forma, explicamos porque vemos diferenças de desempenho entre atletas e até mesmo porque as pessoas que vão à academia e fazem os mesmos exercícios e tem resultados distintos. 

O “teste de DNA fitness” nada mais é que a ferramenta que revela quais são as variantes genéticas de cada pessoa.

Com esse conhecimento se consegue saber de cada pessoa, por exemplo:

  • qual a constituição muscular;
  • como é a tendência a responder a exercícios físicos de força/potência e de resistência física;
  • a capacidade de metabolização de oxigênio para a produção de energia necessária para executar os exercícios;
  • qual o potencial de recuperação após os treinos;
  • a propensão ao desenvolvimento de lesões decorrentes das atividades físicas.

Quais as vantagens de fazer o teste de DNA fitness?

A partir das características inferidas pelo “teste de DNA fitness”, os treinamentos podem ser melhor definidos e planejados, com os exercícios ideias, na quantidade e intensidade corretas, e com o descanso propício entre as sessões de exercícios, por exemplo. 

Temos duas forma de vantagens:

Para quem realiza o teste (usuário):

Você tem a vantagem de ter treinos compatíveis ao seu corpo, ao que dá mais resultado para si, sem tentativa e erro que pode levar a frustrações e assim parando de treinar.

Assim, com uma preparação física individual, você consegue atingir os objetivos de maneira segura e sustentável.

Para o profissional

Capacitado a planejar e guiar os treinos físicos a partir de testes genéticos, o “teste de DNA fitness” realizado pelos seus alunos serve como um mapa que mostra o melhor caminho para fazer com que eles cheguem aos seus objetivos.

Por fim, o resultado são treinos efetivos, o que leva a uma maior adesão ao plano de treinamento, e até à recomendação do profissional.

Para concluir, é inevitável você dizer que a personalização das condutas de treinos físicos é algo desejável.

Hoje é muito mais fácil que há alguns anos, seja pelo acesso de informação sobre o teste e sobre sua aplicação, quer seja pela economia.

Por fim, o “teste de DNA fitness” é uma ferramenta que agrega valor aos treinos físicos, permitindo melhorias de desempenho aliadas ao bem-estar corporal.

Em suma, é boa vantagem para nós e para quem faz o teste, não é mesmo?