Com a diversidade de segmentos nas diferentes redes sociais que existem hoje, além de entender quais são os melhores posts para nutricionistas, portanto é necessário se atentar sobre qual conteúdo é ideal para cada rede social.

Atualmente, produzir conteúdo vem se tornando uma extensão cada vez maior das atividades profissionais.

Assim, este artigo te ajudará a compreender como isso acontece, assim como, tomar melhores decisões na hora de traçar suas estratégias no mundo virtual.

Como escolher a rede social ideal

Primeiramente, antes de começar a criar seu conteúdo, você deve se perguntar: “com quem eu quero conversar e me relacionar?”.

Esse exercício dentro do marketing é muito importante para identificar a ‘persona’, que nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal.

Para exemplificar: ao invés de pensar no paciente ideal como sendo homens e mulheres entre 35 e 45 anos, a persona tem um detalhamento maior, como sendo uma mulher de 42 anos, mãe de dois filhos, com objetivo de ter uma reeducação alimentar para melhorar a qualidade de vida e ficar em forma.

Com base na sua persona, e sobretudo levando em consideração a definição do seu nicho de atendimento, você começa a encontrar quais são os potenciais canais para produzir um conteúdo mais direcionado.

Contudo, vale lembrar que você não precisa estar em todas as redes sociais, mas apenas naquelas que fazem mais sentido para a sua persona.

Perfil de cada rede social

Instagram e TikTok:

Utilize o Instagram e o TikTok para produzir conteúdo de consumo rápido, que podem educar o seu público e logo depois ajudá-los a conhecer melhor determinados temas ou a tomarem decisões ainda mais importantes.

Youtube:

Use esta rede social para conteúdos mais densos ou até mesmo aulas ao vivo. Em contrapartida, diferente do Instagram ou do TikTok, o perfil de usuário dessa rede social está mais aberto a consumir conteúdos mais extensos.

Linkedin:

A princípio, recorra a esta rede caso seu público seja mais direcionado para profissionais e empresas.

Aqui você pode explorar conteúdos focados na gestão de consultório ou até mesmo em conteúdos que ajudem na construção de carreira de outros nutricionistas.

Essas são as principais redes sociais utilizadas por profissionais de nutrição atualmente, visto que também são as mais populares. 

Por outro lado existem outras redes como Facebook, Twitter, Pinterest, Snapchat que podem fazer sentido para suas estratégias, caso sua persona as utilize.

Tipos de posts para nutricionistas

Tendo sua persona definida, você precisa investir seu precioso tempo em criar conteúdo de valor. 

Abaixo separamos algumas ideias de posts para nutricionistas que desejam conversar com uma audiência formada por possíveis pacientes ou por profissionais.

Conteúdos para conversar com pacientes

  • Desmistificar crenças alimentares
  • Esclarecer benefícios de hábitos e alimentos
  • Explicar sobre seus métodos de consulta e acompanhamento
  • Comparar alimentos
  • Ajudar a fazer escolhas melhores no mercado
  • Publicar receitas saudáveis

Conteúdos para conversar com profissionais

Por fim, as opções acima são bons pontos de partida para começar a tirar suas ideias do papel, mas desde já, você também pode utilizar algumas ferramentas para ter insights de temas relevantes como o Google Trends, Answer the public ou Ubersuggest.