Hoje em dia, a maioria dos nutricionistas conta com o apoio de softwares para a gestão do seu consultório. Atualmente, essa ferramenta deixou de servir apenas para cadastramento de pacientes, e tem o poder de auxiliar em outras atividades da rotina do nutricionista. 

Aqui abordamos pontos importantes do uso de softwares que beneficiam nutricionistas para melhoria dos seus atendimentos. Se você tem dúvidas sobre a real necessidade de usar softwares no dia a dia do seu consultório ou clínica, confira esse artigo! 

Por que utilizar em meu consultório um software para nutricionistas? 

Gestão de Pacientes

Um dos principais motivos pelos quais os nutricionistas buscam softwares é, sem sombra de dúvidas, a gestão dos seus pacientes!  É possível armazenar dados pessoais de cada um dos pacientes com mais segurança e organização, agendamento de consultas, evolução de medidas antropométricas, anamneses, e de outras avaliações da sua prática clínica.

Ou seja, organizar o dia a dia, além de melhorar a análise de dados sobre o progresso do seu paciente.

Facilidade no cálculo de planos alimentares

Se você já se formou há algum tempo, deve lembrar como é calcular uma dieta apenas utilizando as tabelas que temos disponíveis.

Pois é, utilizando um software para elaborar um plano alimentar hoje em dia leva menos tempo, além de ter a praticidade de contar com várias tabelas nutricionais de alimentos em um só lugar!

A maioria dos softwares para nutricionistas permite que você deixe modelos de refeições e cardápios salvos, para otimizar sua elaboração. Com isso, você consegue adequar os planos alimentares conforme a individualidade de cada paciente.

Usando o software, também é possível enviar o plano alimentar e demais materiais para o email dos pacientes, disponibilizando informações para que ele mesmo possa calcular suas próprias receitas. Isso auxilia muito na variação de alimentos da dieta, e melhora a adesão de cada um dos seus pacientes.

Controle Financeiro nos Softwares de Nutrição

Se você se perde em meio a tantas planilhas, cobrança e pagamento dos pacientes, a função de controle financeiro pode te ajudar. 

Alguns softwares oferecem essa opção, organizando: as entradas e saídas do consultório a partir das consultas agendadas; o controle de pagamento de cada paciente, e até mesmo envio de cobranças através de cartão de crédito ou  boleto. 

Observação: a opção de uso de cartão de crédito apresenta taxas de administração. Então cabe a você analisar o que é viável financeiramente, e se compensa para os seus atendimentos diários. 

Prescrições e Solicitações de Exames

Dentro de um software você consegue fazer prescrições de suplementos (manipulados ou não), além de outras indicações alimentares. Nesse sistema, é possível usar um layout padrão ou até mesmo com a sua identidade visual.

Você pode escolher os nutrientes prescritos e colocar suas quantidades, economizando tempo de elaboração de materiais gráficos, deixando tudo padronizado à sua maneira.

Também é possível realizar a solicitação de exames bioquímicos, onde você seleciona os marcadores que quer analisar. O próprio software gera um pedido prontinho para você imprimir ou enviar por email. 

Relacionamento com o Paciente

Hoje em dia, o relacionamento com seus clientes é uma das questões chaves para sua fidelização. Por isso, é importante que você aumente as possibilidades de relação e conexão com eles. Assim, se sentirão acolhidos, cuidados e fazendo parte do seu próprio tratamento em busca do seu objetivo.

Do lado do paciente, os softwares permitem envio de mensagens para o nutricionista por meio de chat e e-mails. Eles possibilitam que o cliente mesmo preencha seu diário alimentar com fotos e vídeos, sendo que o profissional poderá comentar e direcionar as suas refeições. 

Essa aproximação poderá tornar mais fácil o caminho da mudança de hábito alimentar! 

Resumindo o papel dos softwares para Nutricionistas 

Cada vez mais temos contado com a tecnologia em diversos âmbitos de nossas vidas, e podemos avaliar e escolher o que vai nos beneficiar ou não. O uso de softwares vem se tornado cada vez mais comum para os nutricionistas e, com a constante atualização deles, vão aumentando também as possibilidades do seu uso.

Assim, os profissionais podem exercer um papel importante na valorização da sua consulta e atendimento, na gestão do tempo, na otimização do trabalho e até na fidelização dos clientes. 

Mas para que ele contribua realmente para o seu serviço, a solução precisa se encaixar no seu dia a dia e dos seus pacientes. Por isso, avalie as opções disponíveis no mercado e quais funções cada uma pode oferecer para ajudar em suas consultas. Muitos softwares oferecem períodos de testes para que você avalie isso tudo.

Feito isso, organize e personalize seus protocolos de atendimentos, planos alimentares, anamneses, receitas e prescrições fazendo da tecnologia algo útil e proveitoso na sua prática clínica.