Desde a primeira consulta com o nutricionista, é necessário coletar informações do paciente para que se consiga elaborar um plano alimentar adequado a  suas necessidades e seus objetivos. Esse compilado de dados coletados do paciente é chamado de anamnese nutricional, um passo essencial para a construção da conduta nutricional.

Logo, é importante que o nutricionista estruture uma anamnese nutricional completa com todas as informações relevantes para que as consultas resultem satisfatórias para seu cliente. 

Você sabe como montar e organizar uma anamnese nutricional? Leia esse artigo até o final que vamos te ajudar com isso! 

Por que é importante ter uma boa anamnese nutricional?

Para a maioria dos profissionais da área da saúde que atuam em clínicas, hospitais e consultórios, a anamnese é um item essencial dentro do atendimento. 

Além de fornecer informações pessoais do paciente, você consegue saber mais detalhadamente sobre o histórico familiar da pessoa, estilo de vida, hábitos, rotina alimentar, preferências e também se há uso de medicamentos e suplementos, patologias prévias, distúrbios do sono, entre outras análises específicas dependendo do público que o nutricionista atende.

Caso o profissional não possua um questionário padrão de anamnese nutricional previamente estabelecido, no momento da consulta pode ser que falte a coleta de informações importantes. Além disso, pode-se estender muito o tempo da consulta quando não há um protocolo definido antes. 

Planejar um tratamento adequado e individualizado para cada paciente não é difícil, basta se organizar. O ideal é que a anamnese seja a base para uma avaliação geral, que englobe todos os pontos da saúde do paciente para o trabalho efetivo do nutricionista. 

Por isso, trouxemos alguns pontos importantes para você se basear no momento de padronizar sua própria anamnese nutricional do seu atendimento.

Pontos importantes para uma boa Anamnese Nutricional

Identificação

Antes de tudo, é importante que você tenha os dados pessoais do seu paciente, informações de localização e contato, para que caso haja qualquer problema, você saiba onde encontrá-lo.

Nome, data de nascimento, idade, profissão, estado civil, naturalidade, email, celular e endereço são dados cadastrais úteis que devem constar dentro da sua anamnese nutricional. 

Hábitos e Estilo de Vida

Entender os hábitos do indivíduo é essencial para seu planejamento. Se ele trabalha em casa e quais são esses horários, se faz uso de bebidas alcoólicas e cigarro, se pratica atividade física e qual a frequência. Saber sobre o hábito intestinal e urinário, como é o sono desse paciente, com quem ele mora, onde ele faz suas refeições e quem prepara, etc… 

Com o tempo e a experiência que adquire,  você pode ir acrescentando questões que fazem a diferença na sua prática profissional. 

Análise Clínica

Nesse momento, você precisa investigar possíveis sinais e sintomas clínicos. Além do seu histórico familiar e patologias prévias, faça uma análise completa de como seu paciente está no momento. 

Verifique se ele tem exames bioquímicos recentes, se usa algum tipo de medicamento, suplemento, sintomas e desconfortos gastrointestinais. Além disso, informações sobre queda de cabelo e unhas fracas, também podem te ajudar a identificar algum problema que possa ser resolvido com a alimentação. 

Para complementar sua anamnese nutricional, acrescente em seus protocolos a avaliação antropométrica e de composição corporal, e a avaliação do seus hábitos alimentares. 

Procure fazer uma avaliação completa do seu paciente

É importante ter protocolos e padronizar sua anamnese de acordo com seu público e seu nicho de atuação. No entanto, você deve se atentar a fazer uma avaliação geral do seu paciente. Muitas vezes vão surgir outras questões relevantes durante a consulta, e você deve levar isso em consideração, ouvir sempre. 

Alguns profissionais optam por fazer questionários pré-consulta, e enviam para o paciente responder alguns dias antes para otimizar o tempo da sua anamnese nutricional. Isso é uma sugestão que você pode testar e perceber se funciona ou não para seus atendimentos. 

Além disso, atualmente, a maioria dos softwares de nutrição (p. ex.: dietbox, mydietweb, dietwin) permitem que você monte sua própria anamnese nutricional, e até possuem algumas de modelo para você se inspirar ou utilizar. 

Com o passar do tempo você vai começar a aprimorar sua anamnese e avaliação nutricional, percebendo quais questões são importantes e quais não são necessárias para sua aplicação prática.

Aqui nós deixamos algumas dicas do que pode conter em uma anamnese nutricional básica, para você começar a estruturar seus protocolos. Porém, é extremamente importante que você vá se adequando conforme as necessidades do seu público e da sua rotina de atendimentos .