Vitaminas são complexos orgânicos que funcionam principalmente como catalisadores das reações que ocorrem em nosso organismo.

As vitaminas B estão entre as mais importantes.

Mas afinal, para que servem as vitaminas do complexo B?

Qual a importância das vitaminas no nosso organismo?

Antes de descobrir para que servem as vitaminas do complexo B, devemos entender qual a importância das vitaminas em nosso organismo.

Responsáveis por desempenhar funções essenciais, as vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos e são fundamentais para regular e garantir que o nosso organismo tenha um bom funcionamento.

As vitaminas funcionam como um grande catalisador, possibilitando que as transformações bioquímicas ocorram para o funcionamento do corpo humano de uma forma mais simples e eficiente.

Além de ajudar nas respostas imunológicas.

Existem vários tipos de vitaminas que de acordo com suas singularidades, são classificadas em grupos que levam em consideração características similares entre elas.

Como as vitaminas do complexo B são caracterizadas?

As vitaminas no geral são identificadas e classificadas em dois grupos, as solúveis em água, que são as vitaminas do complexo C e B, e as solúveis em gordura, que são as vitaminas D, A, E e K.

No complexo B, encontramos vitaminas e substâncias provenientes da mesma fonte, sendo 8 no total. Apesar de ter sua origem na mesma fonte, cada vitamina do complexo possui uma característica e uma função específica.

Quais são e qual a função das vitaminas do complexo B?

  • B1 (tiamina) -A vitamina B1 atua, principalmente, no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, bem como no auxilio na melhoria das funções cerebrais, ajudando também a combater a depressão e a fadiga.
  • B2 (riboflavina) – A vitamina B2 auxilia na prevenção da doença catarata, manutenção e reparo da pele e produção de adrenalina. Essencial no processo de gestação, a vitamina B2 auxilia na produção de glóbulos vermelhos.
  • B3 (niacina) – A vitamina B3 auxilia na redução da gordura triglicérides, ajuda a reduzir o colesterol e no melhor funcionamento e aproveitamento de enzimas.
  • B5 (ácido pantotênico) – A vitamina B5 auxilia na formação de células vermelhas, reduz a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos.
  • B6 (piridoxina) – A vitamina B6 ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, faz a manutenção do nosso sistema nervoso central e do sistema imunológico. Sob o mesmo ponto de vista, a vitamina B6 atua, também, auxiliando no alívio de enxaquecas.
  • B7 (biotina) – A vitamina B7 promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e na redução de açúcar no sangue. Ela ajuda, também, na prevenção da calvície e no alivio de dores musculares.
  • B9 (ácido fólico) – A vitamina B9 ajuda a promover a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA. A vitamina B9 fornece nutrientes necessários para garantir a manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso, ajudando também no combate do câncer de mama e de cólon.
  • B12 (cobalamina) – A vitamina B12 auxilia no equilíbrio hormonal, age sobre os glóbulos vermelhos e células nervosas, além de ajudar a melhorar e manter a beleza da pele.

Quais os impactos da falta de vitamina B? 

Já vimos que as vitaminas do complexo B desempenham funções importantíssimas para o bom funcionamento do nosso metabolismo, mas o que acontece quando ela está em falta?

Atualmente é possível determinar, através de exames nutrigenéticos, maior ou menor necessidade de vitamina B do nosso corpo durante toda a vida.

 Em suma, quando há um déficit das vitaminas do complexo B, percebemos alguns sintomas como: cansaço, dor de cabeça, tontura, palidez, diarreias, má-absorção de outros nutrientes e alguns outros sintomas. 

Logo, é importante consumir alimentos variados, frescos e de boa qualidade, pois é lá que estão as vitaminas do complexo B e todas as outras vitaminas essenciais para manter o organismo funcionando da melhor forma.

Mas atenção: no caso de dúvidas a respeito de alguns dos sintomas apresentados acima é recomendado que procure um profissional da saúde de sua confiança.