Você sabe como tomar vitamina D? A anos vemos e ouvimos falar sobre a vitamina D e seus benefícios para a nossa saúde sem, ao menos, questionar o porquê de sua importância.

O que é, e por que devemos tomar vitamina D ?

A vitamina D é um agente importantíssimo que auxilia em algumas funções fundamentais do nosso organismo. Ela atua, mais efetivamente, na saúde óssea e na manutenção da qualidade do metabolismo do cálcio.

Eventualmente, surgiram estudos mais aprofundados a respeito dela e suas funções no nosso organismo. Estes estudos, inesperadamente, descobriram que ela pode influenciar em aproximadamente 3% do DNA humano direta ou indiretamente.

Por fim, o principal benefício da vitamina D, é o auxílio na manutenção da saúde óssea. Por muito tempo acreditou que essa era a única função dela.

Como tomar a vitamina D?

Basicamente, existem 3 formas de tomar a vitamina D. Sendo elas através do sol, dos alimentos e por meio de suplementação.

1- Através do sol.

Aproximadamente de 15 a 20% da vitamina D necessária provém da dieta e os outros 85 a 90% provém do sol. Logo, a principal forma de tomar vitamina D é através da exposição ao sol, de 5 à 10 minutos no início da manhã ou no fim da tarde, segundo a SBD (Sociedade brasileira de Dermatologia).

Entretanto a estação do ano, proximidade da linha do equador e a quantidade do pigmento melanina influenciam na absorção da vitamina D. Analogamente, pessoas que vivem em locais mais afastados da linha do equador, onde a incidência dos raios solares é menor, necessitam de um tempo maior de exposição ao sol para obter as quantidades necessárias da vitamina.

2- Através dos alimentos

Através da dieta, mesmo que poucos, existem alimentos que possuem vitamina D em sua composição. Alguns de origem animal e outros de origem vegetal.
De origem animal nós temos a vitamina D3, que pode ser encontrada, em maior concentração, no ovo e nos peixes gordurosos de água fria e profunda, como atum e salmão e seus óleos.

Já nos vegetais temos a vitamina D2. Podendo ser encontrada, em maior abundância, em fungos comestíveis como cogumelo paris.

3- E, por fim, através de suplementação.

Por fim, há também a ingestão da vitamina D por meio de suplementos. Porém, é recomendado que busque um acompanhamento com um profissional qualificado para adicionar, se necessário, a suplementação da vitamina D na sua dieta nas quantidades ideais.
No geral, não há um sinal específico que determine se há a necessidade de suplementar vitamina D ou não. No entanto existem métodos de análise clínica, como testes genéticos, que podem detectar a necessidade de vitamina D no seu organismo.

Por que devemos tomá-la?

Assim como a maioria das vitaminas, a vitamina D possui um papel importantíssimo para a regulação de algumas funções do nosso organismo. Desde a manutenção da saúde óssea, síntese de antibióticos e até mesmo no controle da pressão arterial.

Agindo também no controle das funções essenciais para manutenção da homeostase sistêmica, como a regulação do sistema imunológico, cardiovascular e no metabolismo da insulina. Ou seja, devemos tomar a vitamina D pois ela exerce um papel importantíssimo em muitas das funções vitais do nosso organismo e a sua falta pode diminuir a efetividade de algumas funções vitais do nosso metabolismo.