Sabemos que a vitamina D tem um papel importante para a manutenção da nossa saúde. Em suma, basicamente, ela atua na manutenção do metabolismo do cálcio e na saúde óssea. Mas, você sabe conhece todos benefícios da Vitamina D? Não? Então confira neste post.

O que é a Vitamina D?

Tendo o sol como sua principal fonte, a vitamina D é um dos principais agentes de auxílio no equilíbrio de cálcio presente no nosso metabolismo. Do mesmo modo há, também, evidências que indicam que ela possa modular aproximadamente 3% do genoma humano. Confira neste outro artigo tudo o que você precisa saber sobre vitamina D

Desempenhando uma função importantíssima para a manutenção da nossa saúde, ela atua, também, em funções essenciais à manutenção da homeostase sistêmica. Bem como a regulação do sistema imunológico, cardiovascular e no metabolismo da insulina.

A vitamina D, em sua grande maioria, é adquirida durante a exposição solar. Sendo que, aproximadamente, de 80 à 90% da necessidade diária da vitamina é adquirida a partir da exposição ao sol e o restante provém da dieta. Confira aqui neste blog, como tomar vitamina D.

De acordo com a sociedade brasileira de dermatologia (SDB), recomenda-se a exposição direta ao sol de áreas cobertas como pernas, costas e barriga de 5 a 10 minutos todos os dias. Com o intuito de sintetizar vitamina D, sem sobrecarregar as áreas cronicamente expostas ao sol.

Contudo, o tempo de exposição ao sol pode variar de acordo com a estação do ano em que se encontra. E, até mesmo, com a região a qual você vive e a quantidade do pigmento melanina presente na sua pele.

Benefícios da vitamina D

Há muito sabemos que a vitamina D é um dos nutrientes que auxilia na nossa qualidade de vida. Quando em quantidades adequadas, a vitamina D traz vários benefícios para a nossa saúde.

Alguns desses benefícios são:

Prevenção de diabetes

De acordo com um estudo feito por cientistas do Tufts Medical Center, a vitamina D é importante no aumento da produção de insulina, hormônio responsável pela quebra do açúcar no nosso organismo, com isso ela pode ajudar na prevenção e controle da diabetes.

Prevenção de doenças autoimunes

A vitamina D, juntamente com outras vitaminas, exerce um papel importantíssimo no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Ela ajuda na prevenção de doenças auto imunes como inflamações intestinais.

Ajudar a melhorar a saúde óssea.

Ela ajuda o nosso organismo a absorver o cálcio de forma mais eficiente. Em suma, auxilia a absorver o cálcio ingerido depositando-o no nosso esqueleto juntamente com o fosfato.

Diminuição da queda de cabelo

Geralmente a queda de cabelo está associada à falta ou excesso de magnésio, ferro e/ou vitamina D. Dessa forma, a vitamina D em quantidades adequadas, pode auxiliar na diminuição da queda capilar.

Devo suplementar vitamina D?

Na maioria dos casos, não é necessário fazer a suplementação da vitamina D. No geral, conseguimos suprir as necessidades diárias da vitamina aliando a exposição ao sol a uma dieta balanceada.

Atualmente, através de teste genéticos, é possível identificar qual a necessidade de vitamina D do nosso organismo. Clique aqui e saiba como fazer um teste genético nutricional.

Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes no geral e não só a vitamina D é essencial para manter seu organismo funcionando da melhor forma. No entanto, caso você esteja com alguma dúvida sobre possíveis deficiências nutricionais e seus efeitos, é sempre recomendável que procure um profissional da saúde para te instruir da melhor forma.