O Marketing para nutricionistas têm se mostrado essencial para aqueles profissionais que atuam nos mais variados nichos da nutrição. Porém, dentro do marketing, existem diversas áreas e estratégias que podem ser exploradas, podendo confundir alguns profissionais.
Neste artigo falaremos sobre como o nutricionista pode utilizar o marketing a seu favor, os benefícios para cada área e quais estratégias utilizar.
A importância do marketing na área da nutrição
Antes de começarmos a entrar no mundo do marketing, vamos falar um pouco da importância dessa área dentro da nutrição.
O marketing tem se mostrado a principal ferramenta para nutricionistas que buscam começar os seus atendimentos e atrair pacientes, e também para aqueles profissionais que já atuam na área e desejam aumentar ou preencher os horários da sua agenda.
Dentro das áreas do marketing, a área digital é a que mais se destaca quando falamos de captação e relacionamento com pacientes. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), atualmente a internet é a maior fonte de buscas de informações sobre alimentação e qualidade de vida. Fica à frente de canais tradicionais, como televisão, jornais e revistas.
Devido ao crescimento do marketing dentro da nutrição, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) adicionou uma série de atualizações ao código de ética, abordando melhor as questões referentes ao exercício do marketing na área.
As áreas do marketing e a sua aplicação para nutricionistas
O marketing pode ser dividido em duas grandes áreas: o marketing tradicional, conhecido também como marketing offline, e o marketing digital, com estratégias de divulgação nos diversos canais online.
Marketing Tradicional para Nutricionistas
O marketing tradicional é composto por todas as ações de comunicação de uma empresa, feita em canais offline, como televisão, rádio, material impresso, entre outros.
É o marketing mais conhecido, feito a partir de propagandas que vemos na TV e os outdoors que vemos na cidade. O marketing tradicional pode ter alto custo, como uma propaganda em horário nobre, ou custo baixo, com uma simples impressão e distribuição de panfletos.
Uma das vantagens desta área do marketing é o grande alcance e a grande visibilidade das ações, além do que através dela é possível atingir uma faixa etária maior e que dificilmente seria atingida por estratégias online.
Exemplos de ações de marketing tradicional:
- Propagandas na televisão
- Anúncios em revistas e jornais
- Impressão e distribuição de flyers, panfletos e cartões de visita.
Marketing Digital para Nutricionistas
O Marketing Digital é composto pelas ações feitas em canais online (redes sociais, blogs, sites e outros). As estratégias de marketing digital vêm crescendo a cada ano, por conta das suas vantagens. Dentre elas, podemos citar:
Rapidez nos resultados:
Os resultados de uma campanha online são instantâneos e os dados são obtidos em tempo real. Por exemplo: um anúncio pago veiculado no Google, mostra em tempo real os dados de visualizações, interações e até mesmo das vendas resultantes da ação.
Maior segmentação
Ao contrário da maioria das estratégias do marketing offline, as ações de marketing digital proporcionam uma maior segmentação de público. Através das ferramentas online é possível veicular anúncios específicos para cada público alvo, sendo possível definir ações com base em estilo de vida, hábitos de consumo, local e idades específicas.
Mensurável e ajustável
Como dito anteriormente, os dados de campanhas digitais são coletados em tempo real, facilitando o entendimento por parte do profissional. Além disso, as ações digitais podem ser pausadas e ajustadas em qualquer momento, evitando custos desnecessários e sem resultados.
Benchmarking
Benchmarking é a prática de analisar o mercado e o concorrente. Analisar quais estratégias de marketing digital outros profissionais estão adotando é muito simples, pois a maioria mantém um perfil nas redes sociais (Instagram, por exemplo) ou um site.
Além disso, através do benchmarking é possível se manter atualizado sobre as tendências na área, e preparar a sua comunicação com base nelas.
Exemplos de ações de marketing digital:
- Publicações em redes sociais
- Publicações em Blogs e Sites
- Criação de anúncios pagos no Google, Facebook e Instagram.
- Lives educativas.
Qual estratégia de marketing o nutricionista deve utilizar?
Antes de escolher uma estratégia, primeiro você deve fazer um estudo sobre o seu público, levantar sua faixa etária, sexo, hábitos e costumes. Se o seu público estiver online e utilizar redes sociais, por exemplo, invista em estratégias de marketing digital. Agora, se o seu público estiver na sua maioria fora dos canais digitais, invista no marketing offline. O importante é entregar a mensagem para o seu público de maneira clara, objetiva e ética.
Porém, vale uma ressalva a respeito do crescimento do marketing digital dentro da nutrição. Como dito anteriormente, as buscas por informações sobre nutrição já são maiores no ambiente online do que no ambiente offline. Além disso, as vantagens de resultados rápidos, controle de orçamento e grande segmentação são atrativos, o que melhora a chance de que o investimento seja mais assertivo, e os resultados sejam obtidos mais facilmente.
Editor do Blog da DGLab