O Marketing Digital tem se mostrado dia após dia uma área muito importante para os Nutricionistas. Atualmente, ele é indispensável para aqueles que querem divulgar seu trabalho, seja para prospectar novos pacientes, se aproximar do seu público ou até mesmo disseminar conteúdo informativo para a sociedade.

Porém, o uso de estratégias de marketing e de publicidade na área da saúde requer alguns cuidados extras, e o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista é a referência para esses cuidados. Neste post, falaremos um pouco disso e de como utilizar o marketing digital a seu favor.

A importância do Marketing Digital na Nutrição

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a importância do marketing digital na Nutrição.

Segundo um estudo publicado pela FIESP, na última década a internet se tornou a principal fonte de busca por informações a respeito de alimentação e saúde. Neste cenário, a internet pode ser aliada de uma boa alimentação, com o maior acesso à informações de qualidade, mas também pode ser inimiga, por conta da facilidade de disseminar informações sem comprovação e sem estudo científico.

Além disso, as redes sociais tem se tornado a principal fonte de conteúdo procurada por jovens e adultos, fazendo com que seja possível a aproximação dos nutricionistas com novos pacientes e construção de um relacionamento com eles. Você com certeza já deve ter visto diversos perfis de Nutricionistas promovendo o seu trabalho no Instagram. A rede social já se tornou uma das principais formas de captação de clientes.

A Ética e o Marketing na Nutrição

O crescimento da Nutrição no meio digital fez com que o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) voltasse os olhos para área, atuando na fiscalização e regulamentação das atividades online desse segmento e dos profissionais relacionados. 

Todo nutricionista que deseja utilizar a Internet para divulgar o seu trabalho deve seguir o que diz o Código de Ética do Nutricionista. Este instrumento é fundamental quando falamos de Marketing e Nutrição, pois é através dele que o profissional nutricionista consegue saber o que pode e o que não pode ser feito no meio digital.

O que diz o CFN a respeito do Marketing e da Publicidade de Nutricionistas?

O CFN não impede a utilização de meios de comunicação, porém ele proíbe o uso de algumas estratégias e técnicas, como por exemplo a veiculação de mensagens sensacionalistas e enganosas.

Mas para conhecer melhor sobre o que é permitido ou não, o CFN elaborou o Código de Ética do Nutricionista que ajuda a nortear esse caminho de divulgações do seu trabalho.

Como utilizar o Marketing na Nutrição

Bom, agora que você já sabe o que não pode fazer, busque utilizar o Marketing a seu favor e evite violar o que é disposto pelo CFN. Paute suas ações para estimular a saúde e a educação alimentar, de uma forma consciente e com respaldo científico.

Promova a sua qualificação profissional, compartilhe informação sobre alimentação e nutrição. Como falamos anteriormente, a internet hoje é a maior fonte de buscas por informações a respeito de alimentação saudável, então o papel do nutricionista deve ser de promover conteúdo de qualidade.

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