Muito se discute sobre quais são as tendências para nutricionistas e qual seria o olhar da clínica nutricional do futuro. Pois bem, um fator indiscutível é que o futuro trará um ambiente cada vez mais personalizado, individualizado e digital.

No mundo, se fala sobre as tendências tecnológicas que devem ser colocadas para facilitar o dia a dia e dar uma melhor experiência para os pacientes.

Abaixo listamos algumas tendências que você, profissional da nutrição, deve ficar de olho:

Testes Genéticos Nutricionais ou Mapeamento Genético Nutricional

Provavelmente a maior inovação ligada à personalização de condutas nutricionais, que vem se tornando popular ao longo dos últimos anos, são os testes genéticos nutricionais.

Eles são excelentes ferramentas para a individualização do plano alimentar. Através de uma simples amostra de saliva do paciente é possível descobrir diversos aspectos como: quais as suas necessidades de determinadas vitaminas e nutrientes, suas predisposições genéticas a doenças, e até mesmo suas intolerâncias alimentares.

Balanças automatizadas

A fim de otimizar o tempo de suas consultas, principalmente para reduzir o tempo das avaliações antropométricas, foram desenvolvidas balanças digitais automatizadas que juntamente com o apoio de aplicativos revela diversos dados importantes, como o percentual de gordura corporal, de massa óssea e de massa magra.

Softwares de nutrição

Os softwares de nutrição ganham cada vez mais visibilidade entre os profissionais de nutrição, principalmente aqueles em início de carreira ou até mesmo quem ainda não tem um consultório.

Algumas funcionalidades favorecem o atendimento personalizado, permitindo acompanhar, mesmo de longe, a aderência do paciente à conduta alimentar.

Além dessas tendências tecnológicas, o conceito do empreendedorismo ganha destaque entre profissionais e clínicas que estão de olho no futuro.

Empreendedorismo na nutrição

A busca por soluções para as diferentes demandas de seus pacientes, cada vez mais exigentes, sobretudo aflora o lado empreendedor do nutricionista.

Por exemplo, o crescimento do veganismo e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, demandou maior necessidade de produtos, serviços e estabelecimentos voltados a esse público específico.

Com isso, os profissionais visam aprimorar habilidades que vão além da nutrição, voltando a atenção para a constante melhoria na experiência do cliente.

Do mesmo modo, as tendências que citamos aqui, se referem à tecnologia.

Por fim, fica difícil uma clínica nutricional de olho no futuro sem a ajuda de ferramentas para melhorar processos e individualizar as condutas.

Autor: