Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem se sair melhor em certos tipos de exercícios do que outras? Ou por que algumas pessoas têm mais facilidade para ganhar músculos, enquanto outras têm mais menos?
As respostas para essas questões podem estar nos nossos genes! Já pensou nisso? E com os testes genéticos podemos descobrir como isso funciona. Por isso, estão se tornando cada vez mais populares para melhorar o desempenho de pessoas que praticam exercícios físicos e até mesmo em atletas de alto rendimento.
Mas vamos do início, você sabe o que são os testes genéticos?
Os testes genéticos são exames que analisam o nosso DNA para identificar variações nos genes para identificar possíveis necessidades alimentares e predisposições a doenças, como também indicar como o organismo de cada pessoa pode responder ao exercício físico.
Como os testes genéticos podem colaborar na personalização do exercício físico
> Identifica potenciais fisiológicos: os testes genéticos podem apresentar dados importantes sobre a nossa predisposição genética quanto à capacidade do organismo de suportar os treinos.
> Resposta ao treinamento: nossos genes desempenham um papel importante na forma como nosso corpo responde a cada tipo de exercício. Alguns de nós podem ter maior potencial para ganhar músculos, e outras pessoas menos. Com este conhecimento, os treinadores podem adaptar os programas de treinamento para melhorar os resultados.
> Prevenção de lesões: certas variações genéticas estão associadas a um maior risco de lesões em tecidos moles (tendões e ligamentos). Ao identificar essas predisposições, os profissionais de saúde podem desenvolver estratégias para prevenir lesões e promover uma prática esportiva mais segura e eficaz.
Quais os benefícios na personalização do exercício físico?
> Melhores resultados: ao adaptar os programas de treinamento com base em informações genéticas, podemos maximizar os resultados do exercício e alcançar nossos objetivos de forma mais eficaz.
> Motivação: conhecer nossas características genéticas pode nos ajudar a entender melhor nosso corpo e nos motivar a continuar com o treinamento, mesmo quando os resultados não são imediatamente visíveis.
> Os testes genéticos oferecem uma nova maneira de personalizar o treinamento e melhorar os seus resultados
Portanto, os testes genéticos devem ser vistos como uma ferramenta positiva para o desempenho físico e esportivo. Aliado aos conhecimentos que se tem de cada pessoa, fica mais fácil
Você já oferece teste genético aos seus pacientes? Seja um parceiro DGLab!