Montar um grupo de emagrecimento pode ser uma forma de acompanhar e engajar seus pacientes, trazendo também diversos benefícios para sua prática clínica.

Mas você tem ideia de como fazer isso?

Então acompanhe este artigo para saber tudo a respeito!

Organizando um grupo de emagrecimento

O primeiro pensamento que move um profissional da nutrição na busca pela criação de um grupo de emagrecimento costuma ser: “por que ajudar apenas 1 pessoa por horário, se posso ajudar 5 ou 10 pessoas”?

Pelo avanço na tecnologia, atualmente, a prática de criar grupos focados em um objetivo, vem sendo cada vez mais adotada.

Ao estruturar um grupo de emagrecimento, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:

  1. Qual o objetivo do grupo que você está montando?
  2. Qual a duração do grupo?
  3. Quais os modelos de encontros e acompanhamento você vai disponibilizar?
  4. Qual o valor deve ser pago para fazer parte do grupo?

Comece pelo objetivo

Tenha bem definido o objetivo do grupo, ou seja, qual o propósito pelo qual as pessoas devem participar dessa jornada com você.

O emagrecimento é apenas uma das possíveis abordagens de um grupo. Você pode, através do conhecimento da sua audiência e das suas especializações, criar grupos com diferentes objetivos, como:

  • Grupo para transição ao veganismo
  • Grupo de preparação pré-bariátrica
  • Grupo para reeducação alimentar através da genética
  • Grupo para atletas de alta performance
  • Grupo para alimentação materno-infantil
  • Grupo para mudança de hábitos com abordagem comportamental

Observe que cada objetivo tem um público diferente, com expectativas e necessidades distintas. Logo, ao definir bem o objetivo, você poderá preparar melhor o seu método de acompanhamento, o que também facilitará sua divulgação.

Defina a duração do seu grupo de emagrecimento

Pensando no objetivo do seu grupo, defina em quanto tempo você fará esse acompanhamento. 

Lembre-se de que a duração do grupo pode criar uma expectativa na sua audiência. Por isso, escolha com responsabilidade e seja fiel aos resultados que você deseja proporcionar. Evite propostas muito difíceis de alcançar e manter como:

  • Emagrecer 15 kg em 20 dias
  • Abandone de vez a carne em menos de 7 dias


Utilize sempre o seu conhecimento profissional de forma ponderada e ética. Não se esqueça que existem pessoas que se inspiram em você. 

Como será o acompanhamento do grupo?

O acompanhamento do grupo de emagrecimento pode ser feito tanto de forma presencial quanto online: você só precisa escolher aquele que mais se adequa à sua realidade.

Caso você opte por fazê-lo presencialmente, sempre verifique se o ambiente escolhido comporta, com conforto, a quantidade de participantes do seu grupo. 

Caso seu consultório não tenha um espaço que possa ser aproveitado, você pode escolher por: espaços de coworking, clínicas parceiras, buffets ou salões de festa.

Caso você prefira fazê-lo online, verifique se as ferramentas escolhidas estão acessíveis a todos os participantes.

Você pode utilizar ferramentas de reuniões múltiplas como: Google Meet, Zoom ou Whereby.

Lembrando que esta prática se tornou comum e legal após o CFN autorizar o atendimento nutricional online.

Estabeleça o preço do acompanhamento em grupo

Uma das dicas para precificar o acompanhamento do grupo de emagrecimento é levar em consideração o valor da sua consulta individual como ponto de partida.


Vamos supor que sua consulta seja por volta de R$200 com o retorno incluso: isso significa que seria R$100 por encontro. Supondo que seu grupo tenha 6 encontros, o valor para participar dele seria em torno de R$600.

Pode parecer um cálculo simples, mas você deve levar em consideração outros critérios para formular o preço ideal para a sua audiência.

Para estipular o preço do seu acompanhamento, leve em consideração:

(a) o público para quem você está oferecendo a formação do grupo

(b) a duração do grupo

(c) a forma de acompanhamento (apenas presencial, só online ou ambos)

(d) o que você vai oferecer aos participantes (avaliação antropométrica, consultas extras, brindes, etc.)

A partir desses pontos, você será capaz de organizar, divulgar e precificar a formação do seu grupo de emagrecimento da forma ideal para o seu público, aumentando as chances de adesão.