Montar um grupo de emagrecimento pode ser uma forma de acompanhar e engajar seus pacientes, trazendo também diversos benefícios para sua prática clínica.
Mas você tem ideia de como fazer isso?
Então acompanhe este artigo para saber tudo a respeito!
Organizando um grupo de emagrecimento
O primeiro pensamento que move um profissional da nutrição na busca pela criação de um grupo de emagrecimento costuma ser: “por que ajudar apenas 1 pessoa por horário, se posso ajudar 5 ou 10 pessoas”?
Pelo avanço na tecnologia, atualmente, a prática de criar grupos focados em um objetivo, vem sendo cada vez mais adotada.
Ao estruturar um grupo de emagrecimento, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:
- Qual o objetivo do grupo que você está montando?
- Qual a duração do grupo?
- Quais os modelos de encontros e acompanhamento você vai disponibilizar?
- Qual o valor deve ser pago para fazer parte do grupo?
Comece pelo objetivo
Tenha bem definido o objetivo do grupo, ou seja, qual o propósito pelo qual as pessoas devem participar dessa jornada com você.
O emagrecimento é apenas uma das possíveis abordagens de um grupo. Você pode, através do conhecimento da sua audiência e das suas especializações, criar grupos com diferentes objetivos, como:
- Grupo para transição ao veganismo
- Grupo de preparação pré-bariátrica
- Grupo para reeducação alimentar através da genética
- Grupo para atletas de alta performance
- Grupo para alimentação materno-infantil
- Grupo para mudança de hábitos com abordagem comportamental
Observe que cada objetivo tem um público diferente, com expectativas e necessidades distintas. Logo, ao definir bem o objetivo, você poderá preparar melhor o seu método de acompanhamento, o que também facilitará sua divulgação.
Defina a duração do seu grupo de emagrecimento
Pensando no objetivo do seu grupo, defina em quanto tempo você fará esse acompanhamento.
Lembre-se de que a duração do grupo pode criar uma expectativa na sua audiência. Por isso, escolha com responsabilidade e seja fiel aos resultados que você deseja proporcionar. Evite propostas muito difíceis de alcançar e manter como:
- Emagrecer 15 kg em 20 dias
- Abandone de vez a carne em menos de 7 dias
Utilize sempre o seu conhecimento profissional de forma ponderada e ética. Não se esqueça que existem pessoas que se inspiram em você.
Como será o acompanhamento do grupo?
O acompanhamento do grupo de emagrecimento pode ser feito tanto de forma presencial quanto online: você só precisa escolher aquele que mais se adequa à sua realidade.
Caso você opte por fazê-lo presencialmente, sempre verifique se o ambiente escolhido comporta, com conforto, a quantidade de participantes do seu grupo.
Caso seu consultório não tenha um espaço que possa ser aproveitado, você pode escolher por: espaços de coworking, clínicas parceiras, buffets ou salões de festa.
Caso você prefira fazê-lo online, verifique se as ferramentas escolhidas estão acessíveis a todos os participantes.
Você pode utilizar ferramentas de reuniões múltiplas como: Google Meet, Zoom ou Whereby.
Lembrando que esta prática se tornou comum e legal após o CFN autorizar o atendimento nutricional online.
Estabeleça o preço do acompanhamento em grupo
Uma das dicas para precificar o acompanhamento do grupo de emagrecimento é levar em consideração o valor da sua consulta individual como ponto de partida.
Vamos supor que sua consulta seja por volta de R$200 com o retorno incluso: isso significa que seria R$100 por encontro. Supondo que seu grupo tenha 6 encontros, o valor para participar dele seria em torno de R$600.
Pode parecer um cálculo simples, mas você deve levar em consideração outros critérios para formular o preço ideal para a sua audiência.
Para estipular o preço do seu acompanhamento, leve em consideração:
(a) o público para quem você está oferecendo a formação do grupo
(b) a duração do grupo
(c) a forma de acompanhamento (apenas presencial, só online ou ambos)
(d) o que você vai oferecer aos participantes (avaliação antropométrica, consultas extras, brindes, etc.)
A partir desses pontos, você será capaz de organizar, divulgar e precificar a formação do seu grupo de emagrecimento da forma ideal para o seu público, aumentando as chances de adesão.
Editor do Blog da DGLab