O MC4R tem sido um dos principais genes relacionados à obesidade. Aqui, trazemos um resumo de como é essa relação.
Gene: MC4R
Nome: Receptor de Melanocortina 4
Este gene codifica o receptor de melanocortina 4, que está presente na membrana das células do hipotálamo (parte do cérebro responsável pela regulação da fome e saciedade). Logo, variações nesse gene podem trazer transtornos alimentares, como a compulsão por alimentos, normalmente os mais calóricos.
Variações de Resultado:
Resultado C/C ou C/T:
A presença dos genótipos C/C ou C/T para o gene MC4R está associada ao aumento do risco à obesidade, e maior influência no comportamento alimentar (compulsão por alimentos, escolha de alimentos de maior densidade calórica, sensação de fome mais intensa e/ou mais frequente).
Resultado T/T:
Sem influência no risco à obesidade e no comportamento alimentar.
O Gene MC4R e sua relação com a Obesidade
O gene MC4R também é um regulador da homeostase (equilíbrio) do gasto de energia do corpo. Estudos mostram tendência dos indivíduos que carregam o alelo “C” (C/C ou C/T) em ter menor saciedade pós-prandial comparados a indivíduos T/T.
A presença do polimorfismo de risco do gene MC4R impacta o organismo desde a infância, influenciando no aumento do Índice de Massa Corporal e maior dificuldade em perder peso.
Logo, uma simples mudança na sequência desse gene (alelo “T” para alelo “C, por exemplo) acarreta um fator muito importante na predisposição à obesidade e das consequências clínicas associadas.
E você, já sabe o polimorfismo de MC4R que o seu paciente carrega?
Referências:
Cecil et al. Obesity and eating behaviour in children and adolescents: Contribution of common gene polymorphisms. International Review of Psychiatry, 2012.
(https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/09540261.2012.685056)
Xi et al. Association between Common Polymorphism near theMC4R Gene and Obesity Risk: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLOS ONE, 2012.