O gene ADH1C está relacionado com o metabolismo do álcool pelo nosso organismo. Confira neste artigo como é esta relação.

Gene: ADH1C

Nome: Álcool Desidrogenase Classe 1

A enzima codificada pelo gene ADH1C está envolvida na oxidação e quebra do etanol, ou seja, no metabolismo do álcool. Variantes dessa enzima podem realizar o metabolismo alcoólico mais rapidamente ou mais lentamente. E é essa velocidade no processamento do álcool que reflete a sensibilidade que as pessoas têm para bebidas alcoólicas.

Genótipos possíveis para o gene ADH1C

Genótipo G/G ou G/A

Estes genótipos estão relacionados a um metabolismo mais lento do álcool. Pessoas com esse genótipo tendem a ter maior sensibilidade a bebidas alcoólicas, sentindo mais os efeitos alcoólicos. 

Genótipo A/A

Pessoas com este genótipo estão propensas a metabolizar o álcool mais rapidamente, tendo, portanto, uma menor sensibilidade à ingestão de bebidas alcoólicas e seus efeitos. Além disso, este genótipo está associado a um menor risco para abuso e dependência de álcool, e também para doenças ligadas ao seu consumo.

Gene ADH1C e o Álcool

Todos somos cientes de que o consumo abusivo de bebidas alcoólicas pode causar efeitos graves no organismo. Ele leva a uma série de doenças, como cirrose, gastrite, infertilidade, pancreatite, e até demência. Outra consequência que tem relevância nos dias pandêmicos atuais é que o consumo excessivo de álcool leva ao comprometimento da resposta imunológica, que pode expor o organismo a infecções. 

Estudos indicam que polimorfismos em genes responsáveis pela metabolização do álcool, como o ADH1C, levam a diferenças na velocidade pela qual o álcool é quebrado e eliminado do nosso organismo. Conforme o resumo dos genótipos acima, a depender do tipo de variação que o indivíduo carrega para este gene, alguns sentirão mais e outros sentirão menos o efeito do álcool no organismo.

Pessoas com genótipos G/G ou G/A tendem a ser metabolizadores lentos do álcool, mantendo-o por mais tempo em seu organismo, e sentido seus efeitos por mais tempo. Enquanto isso, pessoas com genótipo A/A são consideradas metabolizadores rápidos e, além de tenderem a uma eliminação mais rápida do álcool, têm menor predisposição genética ao seu uso abusivo, dependência e desenvolvimento de patologias associadas. 

Referências

Edenberg. The Genetics of Alcohol Metabolism: Role of Alcohol Dehydrogenase and Aldehyde Dehydrogenase Variants. Alcohol Research & Health, 2007.

Li et al. Further Clarification of The Contribution of The ADH1C Gene to The Vulnerability of Alcoholism And Selected Liver Diseases. Human Genetics, 2012.