Com a pandemia, gravar vídeos, participar de lives e criar conteúdo em vídeo passou a ser algo comum. Câmera, celular, luz, microfone são parte dos equipamentos que se tornaram normais em meio a máscaras, álcool em gel, vacinas. Por isso, fizemos esse texto para te dar dicas sobre como gravar vídeos.

É importante frisar que além dos aspectos audiovisuais, e da qualidade do conteúdo, é de suma importância uma boa conexão à internet. Em especial para a gravação de lives e aulas, porque caso a sua conexão esteja ruim, infelizmente não vai adiantar ter os melhores equipamentos e cenário. 

Além desse texto, você nutricionista pode conferir outras dicas para um marketing assertivo, aliado a produção de audiovisual que abordaremos nesse texto!

Dicas para gravar vídeos com o celular

O celular é uma ótima opção para gravar vídeos. Hoje em dia vários aparelhos gravam com uma qualidade melhor do que até mesmo muitas câmeras profissionais.

Ao gravar um vídeo com o celular, garanta a estabilidade, pois às vezes é comum o celular dar uma tremida se estivermos segurando com as mãos. Mas se usar um instrumento para apoiar o aparelho, é mais garantido que haja uma estabilidade perfeita.

Com relação à qualidade de som, um fone de celular já ajuda muito. Agora se estiver em um lugar sem interferências externas o ideal é gravar o seu vídeo sem o microfone do celular, já que o próprio microfone do aparelho capta muito bem.

A iluminação depende muito do ambiente, da luz, mas as configurações do celular podem ajudar, sendo que o ajuste do brilho pode ser uma aliada quando a luz estiver mais fraca. Quanto mais o ambiente estiver escuro, maior será a necessidade de aumentar o brilho, mas lembrando que se não houver luz aumentar o brilho ao máximo não adiantará nada. 

Dicas para gravar vídeo-aulas

As vídeo-aulas têm sido uma febre nesse período de pandemia. Quanto ao áudio, muitas vezes ele depende da sua conexão de internet, mas em questão de equipamentos um simples fone de celular cumpre bem o papel. Caso pense em ter um equipamento melhor, o microfone de lapela pode ajudar bastante.

A iluminação é simples, quanto mais luz, melhor. Mas cuidado: nunca use uma fonte de luz frontal muito forte pois ela pode te deixar com brilho extremamente acentuado. E cuidado com as luzes laterais, elas podem fazer sombra no seu rosto e dar um aspecto não muito agradável.

Se possível, use uma luz ambiente intensa sem ter a necessidade de “ring lights” e afins. Mas se não tiver, arranje uma fonte de luz e veja  sempre a intensidade dela, regulando até que seu rosto não fique muito brilhante. 

Dicas para gravar vídeos no Instagram

O Instagram é um aplicativo de fotos que ao longo dos tempos se transformou em um dos maiores aplicativos de vídeos do mundo. O áudio e a iluminação ficam na mesma, como já foi explicado. Sempre procure um bom local para a gravação, e fique atento à luz, que é um fator preponderante para arruinar o seu vídeo ou deixá-lo perfeito.

O som é de suma importância para que você consiga passar o seu conteúdo de forma direta e sem interferências. Assim, o seu seguidor entenderá, de maneira clara e simples, o conteúdo que você quer passar

Dicas para o Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeos que existe, e é lá que você encontra de tudo um pouco. Mas é só navegar um pouco mais que encontrar vídeos gravados de maneiras totalmente equivocadas.

Diferentemente do Instagram, o vídeo deve ser gravado deitado, na horizontal, e sempre na maior resolução possível. As resoluções podem variar entre 480p, 720p, 1080p ou o famoso 4K. Quanto maior a sua resolução, melhor será a experiência de quem assiste o conteúdo.

Outras dicas importantes

Importante deixarmos outras dicas básicas para vocês que querem gravar vídeos. Além de iluminação e áudio, que precisam estar em um bom nível, há outros fatores que podem atrapalhar ou melhorar o seu vídeo.

A palavra é pequena, mas para quem vê o vídeo fica gigante: eco. Ele é um interferente muito frequente em gravações. O efeito acontece por gravações em locais mais altos ou sem mobílias, e as soluções são mega-simples.

Ao gravar qualquer vídeo, primeiro de tudo, faça barulhos e identifique se há o famoso e temido eco. Se houver, tente minimizar os ruídos com tapetes no chão, objetos próximos a você, e o mais usado: gravar próximo a uma parede.

Outro fator para ficar atento é o seu ambiente de gravação. Se for em sua casa, certifique-se com todos moradores de que não haverá interrupção e explique que você terá que ficar isolado durante um período para gravar. Peça que não atrapalhem e nem passem atrás de você, uma vez que seus seguidores podem perder a atenção no seu conteúdo para prestar atenção no que acontece perifericamente.

Dica quente: apesar das dicas de gravação de vídeo estarem associadas ao som (que precisa ter uma boa acústica) e à iluminação (que permite identificar claramente quem está do outro lado), o conteúdo ainda continua sendo o principal fator para que você mantenha o seu espectador/seguidor “preso” no que você está dizendo.

Se tudo isso estiver em perfeita sincronia, as chances de você ter sucesso em seu vídeo é bem grande!