Gene: VEGF-A (rs2010963)

Nome: Fator de crescimento vascular endotelial A

Função: este gene codifica um fator muito importante para estimulação da proliferação de células vasculares, levando à formação de vasos sanguíneos (angiogênese) e impedindo sua apoptose (morte celular). Também permite o aumento da permeabilidade vascular, a produção de óxido nítrico, auxiliando na vasodilatação e favorecendo melhor distribuição do oxigênio, o que traz melhorias no VO2 máximo.

Possíveis genótipos para o gene VEGF-A

G/G 

Pessoas com esse genótipo produzem menor quantidade de VEGF-A, tendendo a uma menor capacidade aeróbia.

C/G e C/C

Pessoas com esses genótipos produzem maior quantidade de VEGF-A, tendendo, portanto, a uma maior capacidade aeróbia.

Gene VEGF-A e melhoria na vascularização muscular

Para qualquer tipo de exercício que se realize, o aporte sanguíneo para os tecidos, em especial o muscular, é extremamente importante. No entanto, para os exercícios que exigem maior capacidade aeróbia, como os de resistência, isso conta um pouco mais, pois os praticantes desse tipo de atividade devem manter-se ativos, em movimento, por um longo período.

Obviamente, nesses casos, a produção de vasos sanguíneos permite maior abastecimento de oxigênio, carboidratos e gordura a partir do qual o organismo produz energia.

O que acontece é que quando o organismo está realizando um treino físico mais intenso, o gene VEGF-A é ativado, produzindo o fator (que leva o mesmo nome do gene) responsável pela formação de novos pequenos vasos sanguíneos, melhorando assim o fluxo de sangue e a capilaridade vascular nos músculos, tendo como consequência melhorias na capacidade aeróbia.

Estudos mostram que pessoas que apresentam certas variações nesse gene tendem a produzir mais VEGF-A e, com isso, estão predispostos a terem maior VO2Máx, o que reflete melhor resposta a treinos aeróbios. 

REFERÊNCIAS: 

Ahmetov et al. Polymorphism of the vascular endothelial growth factor gene (VEGF) and aerobic performance in athletes. Human Physiology, 2008.

Pickering et al. The magnitude of Yo-Yo test improvements following an aerobic training intervention are associated with total genotype score. Plos One, 2018.