O gene FADS1 é um gene associado ao aproveitamento do ômega-3 pelo nosso organismo.

Confira neste artigo como é esta relação e quais os genótipos possíveis para o gene.

Gene: FADS1

Nome: Desaturase 1 de Ácidos Graxos

Este gene codifica a enzima delta-5-desaturase (D5D), que converte os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa (ou gorduras poliinsaturadas), como o ômega-3, em metabólitos que podem ser utilizados pelas células, inferindo seu potencial de ação no organismo, como sua atividade anti-inflamatória.

Genótipos possíveis para o Gene FADS1

Genótipo C/C ou C/T

Esses genótipos estão ligados à menor atividade da enzima dessaturase 1, o que confere menor aproveitamento de ômega-3 pelas células.

Genótipo T/T

Indivíduos com este genótipo têm atividade normal da enzima, o que confere o aproveitamento adequado do ômega-3 pelas nossas células.

Gene FADS1 e Ômega-3

Quantidades adequadas de ômega-3 no sangue possibilitam estarmos mais preparados para responder a infecções, a condições inflamatórias (agudas e crônicas), ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e nervosa, além de prevenir o envelhecimento precoce.

A enzima codificada pelo gene FADS1 está envolvida no aproveitamento de ácidos graxos poliinsaturados essenciais como o ácido alfa linolênico (ALA) e o ácido eicosapentanóico (EPA), que são tipos de ômega-3 muito encontrados, respectivamente, em sementes e óleos (incluindo linhaça, nozes e chia), e em peixes de água fria (atum e salmão, por exemplo).

Estudos mostram que polimorfismos de risco no gene FADS1 podem trazer alterações na enzima, fazendo o ômega-3 seja aproveitado pelo organismo com menor eficiência.

Por fim, isso infere que pessoas que carregam esses polimorfismos têm maior necessidade de consumo de alimentos fonte de ômega-3.

REFERÊNCIAS

Merino et al. Polymorphisms in FADS1 and FADS2 alter desaturase activity in young Caucasian and Asian adults. Molecular Genetics and Metabolism, 2011.

Sasaki et al. Aging and FADS1 polymorphisms decrease the biosynthetic capacity of longchain PUFAs: A human trial using [U-13C]linoleic acid. Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, 2019.