Exemplos de carboidratos simples e complexos

Nos últimos anos, os carboidratos vêm sendo vistos como os grandes vilões do emagrecimento, por isso, é comum surgirem milhares de dúvidas. Entre as principais dúvidas está: o que são os carboidratos simples e complexos.

Antes de mais nada, como grandes defensores da nutrição personalizada e individualizada, não podemos deixar de mencionar que atualmente existem exames genéticos capazes de identificar como você metaboliza os carboidratos.

O que são Carboidratos?

Carboidratos são um grupo de nutrientes que estão presentes na grande maioria dos alimentos que comemos, sendo a principal fonte de energia que o nosso corpo utiliza para seu funcionamento e para realizarmos nossas atividades diárias.

Carboidratos refinados/simples:

São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).

Carboidratos integrais/complexos:

São ricos em fibras, o que gera impacto positivo em nossa saúde. Eles são convertidos em glicose lentamente, fornecendo níveis de energia que se mantêm ​​ao longo do dia, diminuindo a possibilidade de que sejam transformados em gordura, e mantendo a saciedade por mais tempo.

As frutas também são fontes de carboidratos complexos, com a vantagem de serem ricas em vitaminas e minerais.

Alimentos ricos em carboidratos refinados/simples:

– Açúcar refinado;
– Bolacha recheada;
– Arroz Branco;
– Bala de goma;
– Refrigerante;
– Pão Francês.

Alimentos ricos em carboidratos integrais/complexos:

– Inhame;
– Aveia em flocos;
– Lentilha;
– Macarrão Integral;
– Pão Integral;
– Batata Doce.