Nutrigenética e nutrigenômica: O que são e qual a diferença entre esses conceitos?

nutrigenética e nutrigenômica

Desde o início dos anos 2000 estudos sobre a interação entre nutrientes e genes vem ganhando destaque no ambiente de pesquisas sobre a nutrição humana. Dentre eles as áreas Nutrigenética, Nutrigenômica e Epigenética receberam grande destaque ao focar seus esforços em compreender a interação entre nutrientes e genes. Mas você sabe a diferença entre essas expressões e como elas surgiram?

nutrigenética e nutrigenômica

Nutrigenética e Nutrigenômica: Como surgiram?

Antes de falar sobre o surgimento das expressões, precisamos entender o que é nutrição.

A nutrição é um grande campo científico que estuda as propriedades alimentares, bem como as ações provenientes da metabolização nutricional que ocorre no organismo de cada um. Visando a prevenção de doenças provenientes da má nutrição e a manutenção da qualidade de vida, ela se tornou um dos principais agentes da saúde nos tempos atuais.

Com base nos estudos do campo da nutrição e com o avanço das pesquisas sobre a genética humana, foram surgindo algumas áreas que investigam as interações que ocorrem entre ela no nosso metabolismo, e de que forma eles se relacionam e influenciam nossa qualidade de vida.

Assim, a Nutrigenética, Nutrigenômica e também a Epigenética surgiram e vem ganhando, cada vez mais, destaque entre os profissionais da saúde.

OK, mas o que é Nutrigenética, Nutrigenômica e Epigenética?

Já sabemos que elas surgiram da combinação dos estudos na área da nutrição e da análise das características genéticas do ser humano. Portanto, agora, vamos ver o significado e a importância deles, um por um, começando pela Nutrigenética.

Nutrigenética

A nutrigenética, basicamente, pode ser definida como o estudo dos efeitos da variação genética na dieta. A partir de um teste genético, ela estuda como o efeito da variação genética de cada um, influencia na resposta da dieta e seus estímulos.

Nutrigenômica

Por outro lado podemos definir nutrigenômica como uma ciência que auxilia na compreensão dos efeitos da dieta e dos nutrientes, na expressão do gene. Ela nos permite entender a forma como os nutrientes da alimentação influenciam na expressão dos genes.

Epigenética

Por fim, definimos a epigenética como o estudo das mudanças genéticas que não envolvam mudanças na sequência do DNA. Os mecanismos epigenéticos modulam a expressão gênica através de mudanças conformacionais na cromatina.

Como elas influenciam na nossas vidas?

As características genéticas de cada indivíduo influenciam em, aproximadamente, 25% na nossa capacidade de absorção de nutrientes, disso já sabemos a um bom tempo. Sendo assim, compreender a relação entre eles auxilia, e muito, na elaboração de planos alimentares.

Desse modo, ao elaborar um planejamento alimentar ou alguma outra rotina com o intuito de melhorar a qualidade de vida ou potencializar seu desempenho esportivo, quanto mais informações o profissional obtiver sobre você, melhor e mais individualizado será seu tratamento.

Portanto , as áreas da nutrigenética, nutrigenômica e epigenética são importantes. Talvez não para nós, que não temos tanto contato no nosso dia a dia, mas sim para aqueles profissionais da saúde que buscam melhorar a qualidade do atendimento e do tratamento que oferecem a seus pacientes.