Como utilizar o Instagram para Nutricionistas? Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço e se tornando protagonista entre os profissionais que buscam captar mais clientes. Pois é, o marketing do cartão de visita vem perdendo de vez a sua força.

Hoje, para conseguir vender o seu serviço, não basta deixar o seu nome e contato disponíveis. É preciso gerar um relacionamento com seu potencial cliente, despertar nele o desejo pelo seu serviço, mostrar que seu trabalho é realmente bom, e que é exatamente o que ele precisa.

Por isso, atualmente o Instagram é uma das principais plataformas utilizadas para nutricionistas divulgarem seus trabalhos e atrair pacientes. Neste artigo trouxemos algumas dicas para você alavancar a sua carreira investindo nesta rede. 

O poder do Instagram para nutricionistas

A maneira de vender seu atendimento nutricional pelo Instagram é diferente do cartão de visita, e vamos te contar porquê.

Quando um potencial cliente tem apenas o seu contato, como é o caso do cartão de visita, para que marque uma consulta, ele já tem que estar certo de que o seu serviço é o que ele precisa. Mas como ele sabe se você tem a experiência necessária para atender suas demandas? Por que esse possível cliente escolheria você e não outro profissional do seu nicho? Como ele sabe se você tem um bom atendimento e se vai gostar das suas consultas?

Para isso o Instagram para nutricionistas é muito importante, pois o profissional consegue dar todas essas respostas antes mesmo de qualquer pessoa agendar uma consulta.

Através dos conteúdos, você promove seu serviço de maneira ética, estratégica e não invasiva, podendo converter até pessoas que sequer sabiam que precisavam de um atendimento nutricional.

Mas como fazer isso?

Como produzir o conteúdo certo para o Instagram 

O ponto de partida para nutricionistas que querem produzir o conteúdo certo para o Instagram é conhecer bem o seu público-alvo. Qual é o perfil das pessoas que você quer atrair? O que essas pessoas têm em comum? Quais são suas principais dificuldades, dúvidas e necessidades?

A partir dessas informações, você conseguirá produzir conteúdos para sanar as questões do seu público. Mas para isso funcionar, seu conteúdo deve ser útil, relevante e atrativo para essas pessoas.

Por exemplo: se o seu público alvo é composto principalmente por mulheres que têm uma rotina corrida, não tem tempo para preparar suas refeições, mas gostariam de ter uma alimentação mais saudável, seu conteúdo precisa mostrar soluções e dicas para essas mulheres. Foque em como ajudá-las a se organizar, como ter uma alimentação saudável fora de casa, como preparar alimentos práticos que não gastem tanto tempo, e lanches saudáveis que elas possam preparar facilmente e levar para o trabalho.

Mas isso não é do interesse de homens que buscam hipertrofia muscular, não é mesmo? Eles buscam outro tipo de informação.

Instagram para nutricionistas: Por que utilizar?

Além de conseguir alcançar muitas pessoas em menos tempo, existem outros benefícios que fazem com que o Instagram seja cada vez mais utilizado pelos nutricionistas.

Para mostrar seu conhecimento e competência

Compartilhando conteúdos que mostram o seu conhecimento e a sua competência, você gera atrativos para quem está buscando um profissional desta área, o que não é possível ser feito com um cartão de visitas, por exemplo.

Além disso, você mostra de que maneira você trabalha e como é a sua abordagem. Assim, o potencial cliente já verifica se esse é o tipo de atendimento que está buscando, podendo se sentir mais seguro ao marcar a consulta, aumentando inclusive as chances de fidelização.

Para gerar conexão e identificação

A relação nutricionista-paciente precisa ser boa para que o tratamento dê certo. O paciente precisa se sentir bem e confortável com o profissional, e ambos precisam se entender. Pode-se dizer que é comparável a um casamento.

Mas você não casaria sem antes conhecer, gostar e se identificar com a pessoa, certo?

Portanto, ao mostrar um pouco de quem você é, seu conhecimento, como você lida com certas questões, o que você defende e acredita, o seu potencial cliente pode se identificar com você e gostar tanto que não existe mais outra opção de nutricionista a não ser você.

Para agregar valor ao seu atendimento 

O Instagram é uma ótima ferramenta para você mostrar tudo o que compõe a sua consulta, desde o pré até o pós-atendimento. Com isso, fica claro para o seu paciente o valor que você oferece, tudo o que ele estará levando além da consulta em si.

Mostre como funciona cada etapa do seu serviço, o processo de conhecer o paciente, tudo o que você realiza durante o atendimento, como você traça o plano de ação para o tratamento. Aborde também como será o acompanhamento pós-consulta, como funcionam os retornos, os materiais que você entrega, e o que leva o paciente à alta nutricional.

Para se tornar referência na sua área

Quanto mais você mostra sua competência, seu público cresce, seus resultados melhoram, mais você será lembrado dentro da sua área, e poderá se tornar uma referência na área.

Pense em um grande nome da Nutrição Esportiva. Com certeza essa pessoa se tornou uma referência para você e para muitos outros por mostrar excelência no que faz, criando uma forte reputação em cima de seu nome.

7 dicas de como utilizar o Instagram para nutricionistas

Alguns pontos são essenciais na hora de estruturar o seu perfil no Instagram:

  1. Defina seu nicho: qual a área específica de atuação.
  2. Estruture seu perfil com clareza: foto de perfil nítida, username simples, biografia que descreva claramente o que você faz, link para o seu contato do WhatsApp.
  3. Defina sua identidade visual: logotipo, paleta de cores, tipografia, elementos e imagens alinhadas ao seu posicionamento.
  4. Organize e planeje seus conteúdos: essencial para manter a constância e diversificar os tipos de conteúdos.
  5. Diversifique os formatos de conteúdo: arte, foto, carrossel, IGTV, reels, live, stories…
  6. Mostre quem você realmente é: pessoas se conectam com pessoas. Exponha suas opiniões, o que você defende e não crie um personagem.
  7. Interaja com seus seguidores: responda comentários e mensagens, faça stories interativos (enquetes, caixinhas de pergunta, quiz).