Genes: GSTM1 (In/Del) e GSTT1 (In/Del)

Nomes: Glutationa S-transferase Mu1 (GSTM1)  e Glutationa S-transferase Theta1 (GSTT1)

Função: responsável pelas enzimas que agem na detoxificação do organismo metabolizando compostos nocivos como produtos do estresse oxidativo que são gerados durante a prática das atividades físicas. Dessa forma, a enzima pode impactar na recuperação do organismo após os treinamentos.

Possíveis genótipos para os genes GSTM1 e GSTT1

  • D: também chamado de Del (ou deletado), pessoas com esse genótipo não possuem os genes que produzem as respectivas enzimas, tendo, assim, redução do potencial de recuperação pós-treino.
  • I: também chamado de In (que representa “inserção” ou “não deleção”), pessoas com esse genótipo apresentam em seu DNA o gene que produz as respectivas enzimas normalmente, tendo assim, um melhor potencial de recuperação pós-treino.

Genes GSTM1 e GSTT1, detoxificação e recuperação

A recuperação pós-treino requer que o organismo restabeleça suas funções normais (homeostasia) após uma série de exercícios físicos. Sabe-se que os genes GSTM1 e GSTT1 agem na fase 2 de detoxificação do nosso organismo de forma a combater compostos tóxicos, incluindo os resultantes do estresse oxidativo que são gerados em grande quantidade durante e após as atividades físicas.

Dessa maneira, infere-se que aqueles que têm deleção desses genes (GSTM1 e/ou GSTT1), têm seu potencial “antitóxico” (ou antioxidante) reduzido, já que não produzem as enzimas. Logo, para esses indivíduos, recomenda-se um descanso maior após as sessões de treinamento para que o organismo tenha tempo de se recuperar adequadamente antes de iniciarem uma nova série de exercícios, especialmente quando estes são de alta intensidade. 

REFERÊNCIAS: 

Akimoto et al. Evaluation of gene polymorphisms in exercise-induced oxidative stress and damage. Free Radical Research, 2010.

Izzotti et al. Genomic biomarkers and clinical outcomes of physical activity. Annals of the New York Academy of Sciences, 2011.

Gómez-Martín et al. GSTM1 gene expression and copy number variation in prostate cancer. Urologic Oncology, 2019.