Gene: WNT16 (rs2707466)

Nome: Membro 16 da família WNT

Função: este gene codifica uma proteína que regula o metabolismo, o desenvolvimento e a homeostase dos ossos, influenciando sua espessura cortical e a densidade mineral óssea (DMO).

Possíveis genótipos para o gene WNT16

C/C e C/T

Primeiramente, estes genótipos levam a uma alteração na proteína codificada pelo gene WNT16, que passa a não executar bem sua função. Isso pode levar ao risco de osteoporose e de fraturas, o que mostra uma necessidade maior de consumo de cálcio.

T/T

Antes de tudo, esse genótipo possui à formação de uma proteína normal, levando uma DMO correta quando as fontes de cálcio são nas quantidades ideais.

Gene WNT16 e o Cálcio

O cálcio é um mineral essencial ao funcionamento do organismo, pois, seus níveis influenciam a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos e a secreção glandular. 

A densidade mineral óssea (DMO) é uma forma de entender a quantidade de cálcio que está em nossos ossos.

Do mesmo modo, quando ela está menor, pode indicar uma falta desse mineral, que pode levar a um maior risco de fraturas ósseas e doenças como a osteoporose.

O gene WNT16 codifica uma proteína que influencia a DMO, pois está associado ao desenvolvimento e à sua espessura cortical dos ossos. Assim, este gene pode auxiliar na identificação de pessoas com maior predisposição a problemas de saúde óssea, incluindo a ocorrência de fraturas.

Estudos mostram que em indivíduos com genótipos C/C ou C/T para esse gene essa predisposição é maior, sendo, portanto, recomendado se atentar a ingestão diária de cálcio. 

Para eles, uma alimentação com leite e derivados, vegetais verdes escuros, tofu, leguminosas e gergelim pode melhorar os níveis de cálcio no organismo, sendo importante dizer que a prática frequente de exercícios físicos geram um efeito muito positivo no aumento da densidade mineral óssea.

Além disso, para avaliar completamente a saúde óssea do paciente, a análise do gene VDR pode ser importante, uma vez que é essencial para a regulação da absorção de cálcio.

Por último, deve ser considerado principalmente para pessoas mais idosas e mulheres que estão na menopausa, pois apresentam maior risco para o desenvolvimento de problemas ósseos.

REFERÊNCIAS

Zheng et al. WNT16 Influences Bone Mineral Density, Cortical Bone Thickness, Bone Strength, and Osteoporotic Fracture Risk. PLoS Genetics, 2012.

García-Ibarbia et al. Missense polymorphisms of the WNT16 gene are associated with bone mass, hip geometry and fractures. Osteoporosis International, 2013.

Gori et al. A new WNT on the bone: WNT16, cortical bone thickness, porosity and fractures. Bonekey Reports, 2015.