Gene: TRHR (rs7832552)

Nome: Receptor do hormônio liberador de tireotrofina

Função: este gene codifica o receptor que se liga ao hormônio liberador de tireotrofina (TRH), estimulando uma cascata de reações que leva à liberação de hormônios da tireóide, como a tiroxina.

Esta regula o metabolismo geral do nosso organismo para produção, armazenamento e uso de energia, tendo papel no desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Assim, o gene está associado ao ganho de massa corporal magra.

Possíveis genótipos para o gene TRHR

T/T 

Pessoas com este genótipo tendem a produzir o receptor TRHR com maior afinidade ao hormônio TRH, gerando ao final de uma cadeia de estímulos, um maior aumento de massa corporal magra.

C/T e C/C

Pessoas com estes genótipos tendem a produzir o receptor TRHR com menor afinidade ao hormônio TRH, gerando um menor aumento de massa corporal magra em comparação com T/T.

Gene TRHR e o desenvolvimento muscular

O hipotálamo é uma região do cérebro responsável por regular a homeostase ou equilíbrio fisiológico do nosso organismo por meio da liberação de hormônios.

Dentre estes está o hormônio liberador de tireotrofina (TRH), que se liga ao seu receptor na adeno-hipófise, o TRHR, estimulando a liberação da tireotrofina, ou hormônio estimulador da tireóide (TSH).

Uma vez ativada, esta cascata fisiológica culmina na ativação da tireóide para que libere os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), os quais modulam o metabolismo lipídico, glicídico e proteico, além do desenvolvimento celular.

A tiroxina, por exemplo, tem uma ação anabólica, atuando no eixo do hormônio de crescimento, auxiliando no crescimento muscular.

Estudos mostram que variações no gene que codifica o receptor TRHR alteram sua afinidade pelo TRH e, assim, impedem a liberação adequada do TSH, o que reflete nos níveis de T3 e T4 e suas consequências metabólicas. 

O alelo C (do rs7832552) parece contribuir para a redução dessa afinidade ao TRH, o que predispõe a uma menor facilidade para desenvolvimento da massa magra muscular.

Como a capacidade de gerar força está associada à quantidade dessa massa, indivíduos que apresentam menor quantidade dela podem apresentar menores níveis de força pico produzida quando comparados a indivíduos com o genótipo T/T. 

Logo, como reflexo, o genótipo T/T leva a uma maior contribuição para ganho de massa muscular e melhores desempenhos nos treinamentos de força e de potência muscular. 

REFERÊNCIAS: 

Liu et al. Genome-wide Association and Replication Studies Identified TRHR as an Important Gene for Lean Body Mass. American Journal of Human Genetics, 2009.

Lunardi et al. Association between polymorphisms in the TRHR gene, fat-free mass, and muscle strength in older women. AGE, 2013.