Essa publicação visa explicar de forma resumida a relação do Gene PPARG com a prática nutricional. Se você está começando agora a trabalhar com testes nutrigenéticos, não deixe de ler nosso conteúdo sobre o que são testes nutrigenéticos e como eles podem enriquecer sua prática clínica.

Gene: PPARG (rs1801282)

Nome: Receptor Gama-Ativado do Proliferador de Peroxissomos

Este gene codifica um receptor encontrado no núcleo das células, sendo ele importante na formação e desenvolvimento das células de gordura (adipócitos).

Como a proteína é um receptor nuclear, quando certas moléculas se ligam a ela (por exemplo, as prostaglandinas), ela pode se acoplar diretamente ao DNA, influenciando a expressão de genes específicos. Por esse mecanismo, o PPARG regula o armazenamento de ácidos graxos e o metabolismo da glicose.

A variações testadas alteram a afinidade para a ativação dos genes-alvo, resultando em um efeito aumentado ou reduzido no estímulo da expressão dos genes que o PPARG regula. O alelo G está associado a um efeito protetor contra a resistência à insulina.

Variações de resultado para o gene PPARG

Resultado C/C:

Indivíduos com genótipo C/C têm maior probabilidade de serem mais sensíveis aos efeitos negativos dos carboidratos e das gorduras na dieta, e ao estilo de vida sedentário. Isso porque

Portadores deste genótipo possuem predisposição aumentada à resistência à insulina, o que causa maior produção deste hormônio, contribuindo para maior acúmulo de gordura (adipogênese) quando há maior  ingestão de carboidratos, principalmente os refinados, o que se acentua se houver grande consumo de gorduras saturadas. 

Também foi relatado que maiores proporções de gorduras monoinsaturadas (MUFA) e poliinsaturadas (PUFA) em relação às gorduras saturadas estão ligadas a um menor IMC para esse genótipo.

Resultados C/G e G/G:

A princípio estes genótipos não estão associados ao aumento da sensibilidade a carboidratos refinados.

No entanto, com relação às gorduras saturadas, os portadores desses genótipos podem ter predisposição a um acúmulo de gordura local mais intenso (comparados a C/C) quando estão em fase de ganho de peso, com dieta hipercalórica, e em ambiente obesogênico (maior ingestão de gorduras saturadas, sedentarismo e redução do tempo de sono).