Gene: PPARD (rs2016520 e rs2267668)

Nome: Receptor delta ativado por proliferador de peroxissomo

Função: O gene PPARD é encarregado por um receptor do núcleo das células que uma vez ativado estimula a produção de mitocôndrias, estando, portanto, relacionado à regulação da produção de energia pelas células. Por isso tem relevância na capacidade aeróbia do organismo, principalmente durante a realização de exercícios físicos.

Paralelamente, o aumento da expressão do gene PPARD estimula maior expressão de genes relacionados ao metabolismo de gorduras, incluindo os músculos, melhorando sua capacidade oxidativa. 

Este gene também está relacionado com a conversão das fibras tipo 2 para fibras tipo 1, favorecendo exercícios de resistência física.

Genótipos possíveis para o gene PPARD

Para este gene, dois polimorfismos são considerados importantes para inferir resposta aos treinos físicos. Confira:

Polimorfismo rs2016520

Genótipo T/T

Pessoas com esse genótipo tendem a ter maior quantidade de fibras musculares do tipo 2 (contração rápida), tendendo a uma melhor resposta a exercícios de força muscular.

Genótipo C/T

Pessoas com esse genótipo tendem a ter uma proporção mais equilibrada entre fibras do tipo 1 e do tipo 2, gerando uma característica intermediária, respondendo bem tanto a exercícios de força quanto de resistência.

Genótipo C/C 

Pessoas com esse genótipo tendem a ter maior quantidade de fibras musculares do tipo 1 (contração lenta),  tendendo a uma melhor resposta a exercícios de resistência física.

Polimorfismo rs2267668

Genótipo G/G 

Este genótipo infere menor biogênese mitocondrial, tendendo a uma menor capacidade aeróbia.

Genótipo A/G

Este genótipo infere biogênese mitocondrial em nível intermediário, entre os genótipos G/G e A/A, ou seja, tende a um capacidade aeróbica maior que G/G, mas menor que A/A.

Genótipo A/A

Este genótipo infere maior biogênese mitocondrial, tendendo a uma maior capacidade aeróbia.

Gene PPARD, constituição de fibras musculares e metabolização e de oxigênio.

Estudos mostram que a expressão do gene PPARD aumenta durante a realização de exercícios, o que provoca aumento da capacidade de oxidação de gordura para obtenção de energia. O gene PPARD é ativo tanto no tecido adiposo quanto no tecido muscular cardíaco e esquelético, e neste tecido estimula a conversão das fibras musculares em fibras do tipo I em resposta ao processo adaptativo dos treinos físicos.

Como o alelo “C” (rs2016520) permite maior expressão do gene PPARD, indivíduos com genótipos C/C ou C/T tendem a ter melhor resposta a exercícios de resistência física, especialmente os C/C, que carregam duas cópias do alelo. Em contrapartida, indivíduos T/T respondem melhor a exercícios de força e potência muscular.

Além disso, o gene PPARD é responsável pelo aumento da expressão do gene PPARGC1A, estimulando a produção de mitocôndrias e, consequentemente, a maior geração de energia celular. Isso acontece especialmente quando há maior demanda para produção energética, como em exercícios de longa duração (ou de resistência física) com efeito mais expressivo para os indivíduos com o genótipo A/A em comparação aos indivíduos A/G e G/G (rs2267668). 

Referências

Stefan et al. Genetic variations in PPARD and PPARGC1A determine mitochondrial function and change in aerobic physical fitness and insulin sensitivity during lifestyle intervention. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, 2007.

Greta et al. Integrative and systemic approaches for evaluating PPARβ/δ (PPARD) function. Nuclear Receptor Signaling, 2015.

Petr et al. Association of Elite Sports Status with Gene Variants of Peroxisome Proliferator Activated Receptors and Their Transcriptional Coactivator. International Journal of Molecular Sciences, 2020.