O MC4R tem sido um dos principais genes relacionados à obesidade. Aqui, trazemos um resumo de como é essa relação. 

Gene: MC4R

Nome: Receptor de Melanocortina 4

Este gene codifica o receptor de melanocortina 4, que está presente na membrana das células do hipotálamo (parte do cérebro responsável pela regulação da fome e saciedade). Logo, variações nesse gene podem trazer transtornos alimentares, como a compulsão por alimentos, normalmente os mais calóricos.

Variações de Resultado:

Resultado C/C ou C/T:

A presença dos genótipos C/C ou C/T para o gene MC4R está associada ao aumento do risco à obesidade, e maior influência no comportamento alimentar (compulsão por alimentos, escolha de alimentos de maior densidade calórica, sensação de fome mais intensa e/ou mais frequente).

Resultado T/T:

Sem influência no risco à obesidade e no comportamento alimentar.

O Gene MC4R e sua relação com a Obesidade

O gene MC4R também é um regulador da homeostase (equilíbrio) do gasto de energia do corpo. Estudos mostram tendência dos indivíduos que carregam o alelo “C” (C/C ou C/T) em ter menor saciedade pós-prandial comparados a indivíduos T/T. 

A presença do polimorfismo de risco do gene MC4R impacta o organismo desde a infância, influenciando no aumento do Índice de Massa Corporal e maior dificuldade em perder peso.

Logo, uma simples mudança na sequência desse gene (alelo “T” para alelo “C, por exemplo) acarreta um fator muito importante na predisposição à obesidade e das consequências clínicas associadas. 

E você, já sabe o polimorfismo de MC4R que o seu paciente carrega?

Referências:

(https://www.mc4r.org.uk)

Cecil et al. Obesity and eating behaviour in children and adolescents: Contribution of common gene polymorphisms. International Review of Psychiatry, 2012.

(https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/09540261.2012.685056)

Xi et al. Association between Common Polymorphism near theMC4R Gene and Obesity Risk: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLOS ONE, 2012.

(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3458070/)