Gene: FUT2 (rs602662)

Nome: Fucosiltransferase 2

Função: primeiramente, o gene é responsável pela enzima α1,2-fucosiltransferase 2, que age criando o antígeno H nas mucosas do trato gastrointestinal.

Portanto, gera o chamado “fenótipo secretor”, fazendo com que certas bactérias e vírus nocivos se liguem ao epitélio intestinal e assim provoca a má absorção da vitamina B12 (cobalamina).

O fenótipo “não-secretor” ocorre quando variações no gene FUT2 não levam à formação do antígeno H nas mucosas, reduzindo assim, as chances de ligação de microrganismos que prejudicam o organismo.

Possíveis genótipos para o gene FUT2

G/G e A/G

Estes são responsáveis pelo “fenótipo secretor”, ou seja, o que leva a menores níveis da vitamina B12.

A/A

Primeiramente, este é classificado como “fenótipo não-secretor”, com níveis adequados da vitamina B12.

Gene FUT2 e a vitamina B12

O gene FUT2 é responsável por uma enzima que permite que espécies patogênicas de bactérias e vírus se liguem às células do intestino, como por exemplo:

  • Helicobacter pylori
  • norovírus

Quando esses microrganismos estão ligados às células intestinais, eles podem atrapalhar a absorção de nutrientes.

A vitamina B12 (cobalamina) é “sugada” pelo intestino, portanto, as pessoas que possuem as variações no gene FUT2 podem ter a absorção prejudicada.

Isso é muito ruim para o organismo, uma vez que, tem ampla ação, sendo importante na síntese da molécula de DNA e da mielina que envolve os neurônios e isso tem relação direta com a função neurológica.

Dessa forma, a falta desta vitamina pode causar:

  • como alteração do estado mental
  • perda de memória
  • depressão

Além disso, sua falta pode levar à anemia e também à hiperhomocisteinemia, que tem impacto negativo na saúde cardiovascular, aumentando as chances de aterosclerose. 

Por isso, 

Pessoas com os genótipos A/G ou G/G para este gene (rs602662) têm maior chance de ligação a patógenos, e por conta disso acabam tendo chances a menores níveis da vitamina B12.

Logo, portadores dos genótipos devem ter monitoramento redobrado de seus níveis e da ingestão de alimentos fonte da vitamina.

Portanto, a suplementação poderá ser necessária, especialmente se:

  • o indivíduo tiver uma dieta vegetariana
  • praticar atividades físicas ou esportes frequentemente

Além disso, a alimentação e o estilo de vida devem ser saudáveis para promover o equilíbrio da microbiota, melhorando, assim, a absorção da B12.

REFERÊNCIAS

Hazra et al. Common variants of FUT2 are associated with plasma vitamin B12 levels. Nature Genetics, 2008.

Tanaka et al. Genome-wide Association Study of Vitamin B6, Vitamin B12, Folate, and Homocysteine Blood Concentrations. The American Journal of Human Genetics, 2009.

Barton et al. FUT2 Genetic Variants and Reported Respiratory and Gastrointestinal Illnesses During Infancy. The Journal of Infectious Diseases, 2019.