Gene: APOA5 (rs12272004)
Nome: Apolipoproteína A5
Função: este polimorfismo está na região do DNA próxima ao gene APOA5, que é responsável pela codificação da apolipoproteína A5.
Portanto é importante no metabolismo lipídico.
No entanto, a literatura e os estudos apontam que este SNP tem influência nos níveis da vitamina E.
Possíveis genótipos para o gene APOA5
A/A e A/C
Estes genótipos indicam sobretudo níveis adequados de vitamina E circulantes.
C/C
Em síntese, este genótipo indica tendência a menores níveis de vitamina E no organismo.
Gene APOA5 e a vitamina E
Em primeiro lugar, vitamina E é o nome recebido pelo grupo de compostos lipossolúveis chamados de tocoferóis, sendo o alfa-tocoferol a forma mais rica e ativa desta vitamina.
Antes de mais nada, é importante citar, que ela tem ação antioxidante e anti-inflamatória, tendo como principal função proteger as membranas celulares contra a degeneração oxidativa.
Portanto ela exerce papel relevante no sistema nervoso, cardiovascular e imunológico, prevenindo também o aparecimento de doenças como a diabetes e câncer.
Estudos mostram que variações no gene APOA5 estão relacionados com os níveis de vitamina E plasmático, de tal maneira que pessoas com o genótipo C/C tendem a apresentar níveis menores dessa vitamina quando comparados aos portadores dos genótipos A/A e A/C.
Por isso, logo, é altamente recomendado uma maior atenção quanto às necessidades diárias e o aumento de fontes alimentares para essas pessoas.
Desse modo, as fontes de vitamina E mais comuns são:
- vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula, escarola, agrião)
- gema de ovos
- oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas, avelã, macadâmia, pistache)
- óleos vegetais (azeite de dendê, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de gergelim)
REFERÊNCIA
Ferrucci et al. Common Variation in the b-Carotene 15,15′ -Monooxygenase 1 Gene Affects Circulating Levels of Carotenoids: A Genome-wide Association Study. The American Journal of Human Genetics, 2009.

Biomédico, PhD em Genética
Fundador da DGLab