Gene: APOA5 (rs12272004)

Nome: Apolipoproteína A5 

Função: este polimorfismo está na região do DNA próxima ao gene APOA5, que é responsável pela codificação da apolipoproteína A5.

Portanto é importante no metabolismo lipídico.

No entanto, a literatura e os estudos apontam que este SNP tem influência nos níveis da vitamina E.

Possíveis genótipos para o gene APOA5

A/A e A/C

Estes genótipos indicam sobretudo níveis adequados de vitamina E circulantes.

C/C

Em síntese, este genótipo indica tendência a menores níveis de vitamina E no organismo.

Gene APOA5 e a vitamina E

Em primeiro lugar, vitamina E é o nome recebido pelo grupo de compostos lipossolúveis chamados de tocoferóis, sendo o alfa-tocoferol a forma mais rica e ativa desta vitamina.

Antes de mais nada, é importante citar, que ela tem ação antioxidante e anti-inflamatória, tendo como principal função proteger as membranas celulares contra a degeneração oxidativa.

Portanto ela exerce papel relevante no sistema nervoso, cardiovascular e imunológico, prevenindo também o aparecimento de doenças como a diabetes e câncer.

Estudos mostram que variações no gene APOA5 estão relacionados com os níveis de vitamina E plasmático, de tal maneira que pessoas com o genótipo C/C tendem a apresentar níveis menores dessa vitamina quando comparados aos portadores dos genótipos A/A e A/C.

Por isso, logo, é altamente recomendado uma maior atenção quanto às necessidades diárias e o aumento de fontes alimentares para essas pessoas. 

Desse modo, as fontes de vitamina E mais comuns são:

  • vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula, escarola, agrião)
  • gema de ovos
  • oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas, avelã, macadâmia, pistache)
  • óleos vegetais (azeite de dendê, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de gergelim)

REFERÊNCIA

Ferrucci et al. Common Variation in the b-Carotene 15,15′ -Monooxygenase 1 Gene Affects Circulating Levels of Carotenoids: A Genome-wide Association Study. The American Journal of Human Genetics, 2009.