O gene AGT está associado à regulação pressão arterial. Confira neste artigo como é esta relação e quais os genótipos possíveis para o gene.

Gene: AGT

Nome: Angiotensinogênio

Este gene faz parte do sistema renina-angiotensina, que regula a pressão arterial e controla o equilíbrio eletrolítico do corpo. A metabolização da angiotensina provoca uma cascata de reações que culminam na contração dos vasos sanguíneos, causando o aumento da pressão arterial.

Genótipos possíveis para o gene AGT

Genótipo C/C ou T/C

O alelo C está associado a maior produção de angiotensina, o que confere maior risco de desenvolvimento de hipertensão arterial.

Genótipo T/T

Este genótipo não está associado a uma maior produção de angiotensina; logo não tem envolvimento a uma predisposição aumentada de desenvolver hipertensão arterial.

Gene AGT e a Hipertensão

O sistema renina-angiotensina exerce papel fundamental na homeostase entre água e os sais do nosso corpo, e na manutenção do tônus vascular, o que tem influência direta na regulação da pressão arterial. A inibição ou estímulo desse sistema leva à queda ou ao aumento de pressão, causando mudanças fisiológicas importantes.

O angiotensinogênio, codificado pelo gene AGT, é peça-chave desse processo. Ele sofre a ação da enzima renina, gerando a angiotensina I, a qual depois é convertida em angiotensina II, um potente vasoconstrictor. A angiotensina II também ativa a produção do hormônio aldosterona, estimulando maior absorção de sal e água pelos rins. Esses mecanismos levam ao aumento de pressão arterial e podem ser relevantes para o desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares.

Pesquisas científicas indicam que alelo C do gene AGT leva a uma maior produção de angiotensinogênio plasmático, cujo desfecho é o aumento da pressão arterial. Isso predispõe os carregadores dos genótipos C/C e C/T a riscos de saúde, já que a hipertensão pode levar, principalmente, a doenças cardíacas (como infarto e insuficiência cardíaca), angina, insuficiência renal e alterações na visão.

REFERÊNCIAS

Jeunemaitre et al. Molecular basis of human hypertension: role of angiotensinogen. Cell, 1992.

Sethi et al. Angiotensinogen Gene Polymorphism, Plasma Angiotensinogen, and Risk of Hypertension and Ischemic Heart Disease – A Meta-Analysis. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, 2003.