Gene: ADRB2 (rs1042713 ou Arg16Gly)

Nome: Receptor Adrenérgico Beta-2

Função: O gene ADRB2 codifica um receptor que se liga à adrenalina, exercendo efeitos nas funções cardiovasculares, o que envolve a frequência cardíaca, pressão arterial, e débito ou gasto cardíaco (fluxo de ejeção do sangue pelo batimento cardíaco). O gene também tem ação na capacidade aeróbia pela sua função respiratória pulmonar e gasto energético (lipólise) durante os exercícios. Além disso, ADRB2 também está associado a propriedades anabólicas e hipertrofia muscular.

Genótipos possíveis para o gene ADRB2

G/G e A/G

Esses genótipos estão associados à melhor resposta a exercícios de força muscular e a uma baixa capacidade aeróbia.

A/A

Esse genótipo está associado à melhor resposta a exercícios de resistência física e a uma maior capacidade aeróbia.

Gene ADRB2 e sua ação em resposta aos exercícios físicos 

O gene ADRB2 está relacionado a uma série de funções fisiológicas já que responde diretamente à adrenalina, que tem uma ampla ação no nosso organismo, incluindo a regulação nos sistemas cardíaco, pulmonar, vascular e muscular. Diferentes variantes do gene ADRB2 levam a uma afinidade diferente à adrenalina o que acaba gerando estímulos mais intensos ou menos intensos desse hormônio, levando a efeitos distintos em resposta aos exercícios físicos.

A variante que carrega o alelo G (Guanina) no rs1042713 faz com que o receptor tenha o aminoácido Glicina (Gly) na posição 16 da proteína, enquanto a presença do alelo A (Adenina) faz com que o aminoácido Arginina (Arg) esteja presente nessa mesma posição. Como consequência, pessoas que carregam o alelo G (genótipos G/G e A/G) tem um aparato fisiológico que tende a ter uma melhor força e potência muscular e menor capacidade aeróbia, e as pessoas com o genótipo A/A tendem a uma adaptação melhor a exercícios de resistência, com maior quantidade de oxigênio sendo transportado para os músculos e, consequentemente, maior capacidade aeróbia.

Referências

Sawczuk et al. Association of the ADRB2 Gly16Arg and Glu27Gln polymorphisms with athlete status. Journal of Sports Sciences, 2013.

Ahmetov and Fedotovskaya. Current Progress in Sports Genomics. Advances in Clinical Chemistry, 2015.

Hennis et al. Genetic factors associated with exercise performance in atmospheric hypoxia. Sports Medicine, 2015.

Kelley et al. Beta-2 Adrenergic Receptor Genotype Influences Power Output In Healthy Subjects. The Journal of Strength & Conditioning Research, 2017.