O gene ACE tem papel importante na regulação da pressão do nosso corpo, além de estar associado a determinados tipos de atividades físicas – aliás, foi um dos primeiros e mais estudados genes com associação à performance esportiva. Veja neste artigo qual o papel mais detalhado deste gene e qual o impacto dos seus genótipos.

Gene: ACE

Nome: Enzima Conversora de Angiotensina

Função: Este gene é encarregado pela produção da enzima (chamada de ACE ou ECA) que atua na conversão da angiotensina I em angiotensina II, a qual age estimulando a constrição dos vasos sanguíneos, levando ao aumento da pressão arterial (P.A.). Além disso, ela também estimula a produção de aldosterona, um hormônio que promove a absorção de sal e água pelos rins – o que tem grande impacto na elevação da P.A.

Vários estudos têm associado esse gene a esportes que necessitam de força muscular ou de resistência física, de acordo com o polimorfismo encontrado.

Genótipos para o Gene ACE

Genótipo G/G

Indivíduos com esses genótipos tendem a ter maior êxito em esportes que requerem força e potência muscular.

Genótipo C/G

Pessoas com este genótipo respondem bem tanto a esportes que requerem força quanto de resistência.

Genótipo C/C

Indivíduos com esses genótipos geralmente estão associados a esportes que requerem resistência física.

O Gene ACE e sua relação com a atividade muscular

A enzima resultante das informações contidas no gene ACE tem uma ação direta no controle da pressão arterial, fator importante na preparação do corpo para a realização de atividades físicas. Estudos relatam que pessoas portadoras do alelo G, produzem maior quantidade da enzima, tendo ela também maior atividade nos portadores deste alelo.

Logo, pessoas com os genótipos G/G e CG tendem a ter uma maior vasoconstrição e uma maior P.A. durante os exercícios e esta característica está associada a uma maior resposta às atividades esportivas de força e potência muscular, como os velocistas, especialistas em corridas de curtas distâncias. 

Alternativamente, pessoas com o alelo C (com menor quantidade e atividade da enzima ACE) são mais frequentemente encontradas no rol de indivíduos que possuem melhor desempenho em exercícios de resistência física, como corridas de longas distâncias (por exemplo, maratonas).

REFERÊNCIAS

Papadimitriou et al. ACTN3 R577X and ACE I/D gene variants influence performance in elite sprinters: a multi-cohort study. BMC Genomics, 2016. 

Puthucheary et al. The ACE gene and human performance: 12 years on. Sports Medicine, 2011.

Ma et al. The association of sport performance with ACE and ACTN3 genetic polymorphisms: a systematic review and meta-analysis. PLoS One, 2013.