Uma das principais metas para a maioria dos nutricionistas é ficar com a agenda cheia e prospectar cada vez mais pacientes. Porém, um fator muito importante para obter sucesso é a fidelização dos pacientes, ou seja, que o paciente volte ao consultório ou clínica durante o tratamento, fazendo com que a taxa de abandono seja cada vez menor. 

Além de todo o conhecimento técnico de nutrição, especializações e pós-graduação, o nutricionista pode utilizar algumas estratégias que vão contribuir para o aumento da fidelização de seus pacientes. No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas importantes para contribuir nesse quesito!

Então se você tem dúvidas e quer aprender mais sobre o tema, não deixe de ler até o final! 

Conecte-se com o seu paciente

E não estamos falando somente de conexões on-line, viu? É muito importante estabelecer uma relação verdadeira com quem você está atendendo.  

Mas antes de pensar em estratégias de atração de novos clientes, é essencial que seu atendimento traga uma ótima experiência para quem estiver ali, na sua frente. Ter uma escuta ativa, olhar para seu paciente evitando ficar com o olhar fixo no computador enquanto ele fala, entender as suas dificuldades e necessidades, sem julgamento, valorizando suas pequenas conquistas e resultados.

Tenha o cuidado de explicar sua conduta de maneira clara e falar detalhadamente sobre o tratamento. Quando o paciente entende porque está mudando, e a razão do que foi prescrito, a adesão ao tratamento tende a ser maior, contribuindo assim para melhores resultados e consequentemente na fidelização.

Quando a pessoa se sente acolhida, ouvida, ela sabe que fica mais confiante e sente que será cuidada e acompanhada para alcançar seus objetivos. 

Atendimento e Experiência

Do mesmo modo que a conexão é importante, uma boa experiência em consulta e um excelente atendimento gera ainda mais confiança e fidelização, estando intimamente ligados.

Investir em um ambiente confortável para seu cliente, com limpeza, organização, com algum aroma que o faça lembrar daquele lugar, servir um café, um chá ou alguma receita para ele provar, são pequenos gestos que fazem a diferença e o fazem querer estar ali e voltar para as consultas. 

Da mesma forma que o atendimento deve ser pensado e personalizado não somente no momento da consulta, mas antes e após a mesma. Enviar uma mensagem de boas-vindas com a confirmação do primeiro atendimento, que está feliz em recebê-lo, colocar isso nas suas redes sociais ajuda a estabelecer mais um ponto de conexão com ele. 

Após a consulta, e durante todo o tratamento, amplie formas de se tornar mais próximo ao seu paciente, e nunca o abandone. Estabeleça uma rotina com metas para as próximas consultas, colocando-se disponível para dúvidas e dificuldades. Isso vai ajudar com que você entenda melhor as necessidades de cada um dos seus pacientes, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de materiais informativos que você pode enviar a eles, e na criação de conteúdos em redes sociais.

Tecnologia e Inovação

A cada ano surgem novas tecnologias, novas formas de atendimento e na nutrição isso não foi diferente. Com a liberação do atendimento online desde a primeira consulta, muita coisa veio à tona e exigiu dos profissionais maneiras diferentes de abordagem.

O uso de software para nutricionistas, além de facilitar a gestão do consultório, cálculo de dietas e entre outras coisas, pode contribuir para a fidelização. Isso porque alguns possuem ferramentas que geram um maior engajamento do paciente com o nutricionista. O uso do diário alimentar com fotos, por exemplo, o preenchimento de questionários antes da consulta, possibilidade de falar com o profissional diretamente pelo aplicativo e até o lembrete com os horários das refeições e o que está planejado em cada uma delas. 

Ainda falando de inovação, observa-se o crescente estudo de outras maneiras de personalizar ainda mais o atendimento. Com isso, surgem os testes genéticos nutricionais, uma ferramenta que permite o profissional conhecer a genética do seu paciente, entender melhor algumas questões sobre seu metabolismo, intolerâncias, sensibilidades e predisposições a doenças. Isso contribui para um atendimento ainda mais individualizado, agregando confiança e cuidado ao seu cliente

Programas Nutricionais

Alguns nutricionistas também fazem uso de programas nutricionais para gerar fidelização em consultório. Ou seja, fazem como um plano com várias consultas por um valor estipulado, por um período de tempo determinado. Geralmente nesse modo estabelecem uma frequência para que essas consultas aconteçam e acrescentam alguns benefícios para estimular o paciente a adquirir esse programa e que seja vantajoso. Por exemplo, um programa nutricional de 6 meses, com consultas a cada 15 dias, como bônus ebook de receitas, planner para organização e grupos de apoio para metas semanais, por um valor “X”. 

Este é apenas um exemplo de uma infinidade de possibilidades de planejamento de programas, que podem ajudar na adesão ao tratamento e diminuição de abandono do mesmo. 

Engajamento é sucesso

Em síntese, manter o seu paciente ali, engajado e frequente em seu consultório pode não ser uma tarefa tão simples, porém estas estratégias podem ajudar você a humanizar seus atendimentos e ter mais sucesso. Sempre existirão aqueles pacientes que desistem no meio do caminho por desânimo ou que por outro motivo qualquer acabam deixando o tratamento nutricional. 

No entanto, com algumas ações simples pode-se fazer com que esse número não seja assim tão significativo para prejudicar sua agenda de atendimentos. Reunir as ações sugeridas junto com seu conhecimento gera confiança, cria empatia e nutre seu cliente, aumentando as chances de indicação e aderência às consultas nutricionais. Assim, aquela ideia de agenda cheia, com pacientes retornando felizes ao seu consultório pode se transformar numa feliz realidade.