Além de todo o conhecimento técnico que deve ser aplicado em cada consulta, garantir a qualidade da experiência do paciente durante o atendimento também é muito relevante para o sucesso do tratamento. 

Neste artigo, detalhamos o impacto que isso pode causar na sua clínica, além de dar algumas dicas para te ajudar a melhorar a experiência de quem passa pelos seus cuidados profissionais. 

Confira!

Por que vale a pena investir na experiência do paciente?

A experiência do paciente é a soma de todas as percepções que o paciente tem ao longo do processo de atendimento.

Logo, reflete não somente o momento da consulta, mas tudo que o paciente passa desde o primeiro contato, até o atendimento e suporte.

Isso inclui o processo de agendamento, o atendimento de todo o corpo clínico, recepção e localização, por exemplo.

Promover um atendimento personalizado e humanizado, com foco no paciente, não gera apenas melhores resultados financeiros, mas também aumenta a fidelização, influenciando no efeito e adesão ao tratamento. 

Quando isso não acontece, quando o paciente sente um atendimento “frio” e/ou que não resolve seu problema, dificilmente ele voltará para uma próxima consulta.

Mas quando o paciente se sente acolhido, ouvido e bem atendido, ele se sente à vontade e deseja de voltar, além de recomendar o profissional responsável por isso.

Regras básicas para criar uma boa experiência

A princípio, compreender que cada paciente é um ser único e que busca sua ajuda para melhorar sua saúde ou lidar com algum problema, é um dos pontos de partida para aperfeiçoar a experiência dos seus atendimentos. 

Cada paciente chega com uma necessidade, com afinidades e gostos diferentes, que precisam ser revelados e levados em consideração antes de qualquer conduta ou caminho a ser tomado.

Dessa forma, em primeiro lugar é preciso ouvir com atenção. Assim você conseguirá atender os objetivos e resolver as queixas dos pacientes, sempre com respeito e empatia.

Por isso, quando pensar em como você pode melhorar a experiência do paciente, a dica é: reflita e coloque no papel toda a trajetória dele com você, desde o momento em que ele entra em contato para receber informações da consulta, até o final, na alta do tratamento.

São exemplos de ações para aprimorar a experiência do paciente desde o primeiro contato: 

  • informações claras e organizadas sobre a consulta
  • pontualidade, conforto, limpeza e organização da clínica
  • explicação detalhada sobre a conduta que você elaborou
  • suporte pós-consulta.

Experiência do paciente e humanização do atendimento

O momento da consulta é crucial para influenciar na experiência do paciente. Logo, é de extrema importância garantir um atendimento humanizado, que valorize e entenda a história de quem está ali buscando ajuda.

Primeiramente, escute o paciente com atenção, sem julgamentos, tentando entender suas dificuldades, necessidades, e em quais pontos você pode intervir. Entenda que cada um tem uma história e isso deve ser levado em conta.

Outra dica é ter cautela ao utilizar termos muito técnicos. Por isso, tente explicar sua conduta e esclarecer as dúvidas de maneira didática.

Assim, seu paciente conseguirá entender e enxergar quais ações ele precisa realizar e o por quê.

Não deixe que ele vá embora com insegurança: permita que ele participe e faça perguntas.

Isso garante que todas as orientações foram passadas e estão claras. Dessa forma, ele se sente confiante e parte responsável pelas decisões tomadas.

Tecnologias que ajudam para uma boa experiência do paciente

Atualmente alguns recursos tecnológicos podem e devem ser usados a seu favor para facilitar e fortalecer o relacionamento com seus pacientes e, consequentemente, a experiência deles. 

O uso de softwares de nutrição, por exemplo, pode melhorar: a gestão da agenda, a confirmação de horários, a otimização do tempo de consulta, o preenchimento de formulários, etc.

Também permite um contato mais direto e próximo do paciente com você através de chats, e-mails, além de permitir o acompanhamento da evolução do tratamento.

Além disso, investir em ferramentas que contribuem para a busca de informações detalhadas e individualizadas da saúde do seu paciente, valorizam seu atendimento e refinam a experiência do paciente.

Novos métodos para avaliação antropométrica e uso de testes genéticos nutricionais, são alguns exemplos.

Enfim, é importante estar ciente de que não apenas a consulta em si, mas que todo o processo de atendimento deve ser pensado e organizado para que o paciente se sinta importante, único e parte do procedimento.

Afinal o impacto que você causa no paciente acaba refletindo em você!