Como surgiu a DGLab é uma das perguntas que mais recebemos em eventos onde somos convidados para falar sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Primeiramente, podem achar que nosso caminho foi fácil, sem muita dificuldade, com poucos obstáculos. Mas não foi bem assim.

Neste post viemos contar um pouquinho sobre nossa história, sobre a jornada que a DGLab percorreu até aqui.

Como a DGLab surgiu?

Em 2014, dois amigos, pesquisadores e doutores em genética, Daniel Dentillo e Dante Gavio, começaram a dar os primeiros passos na construção da DGLab.

Alguns anos após a conclusão da pós-graduação, na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, os dois se encontraram e apresentaram um ao outro o que planejavam para o futuro.

Em suma a ideia era a mesma: transformar a vida das pessoas usando os testes genéticos.

E além disso, desburocratizar as etapas que envolvem a sua realização, tornando mais ágil a entrega de laudos, e ensinando como transformar a informação genético em ação!

Como começou?

O foco inicial foi o diagnóstico de doenças infecciosas.

Usando a Hepatite B como modelo, a ideia era tornar todo o processo ágil, fácil, dinâmico, e mais barato.

Com um projeto já bem desenhado, o primeiro passo foi encontrar os recursos necessários para fazer a ideia sair do papel.

Em 2015, os empreendedores foram selecionados para se instalar no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, localiza dentro do campus da USP de Ribeirão Preto-SP.

E foi aí que a história da DGLab começou oficialmente!

Nesse mesmo ano, recebemos suporte da Fundação de Amparo do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo Programa Inovativo para Pequenas Empresas (PIPE) para desenvolver o primeiro projeto: facilitar o diagnóstico de doenças infecciosas a partir da coleta de gotas de sangue que o próprio paciente pode coletar e nos enviar pelo correio.

Com parceria do Instituto Adolfo Lutz e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, neste projeto aprendemos muito sobre o mercado de testes genéticos, sobre as suas regulações, a dinâmica de todo o processo e sua complexidade.

O projeto foi concluído em 2017, e desde então a empresa atravessou uma nova fase de pesquisas para tornar o produto viável ao mercado.

Tendo desenvolvido essa área com a qual foi iniciada a DGLab, as pesquisas não pararam por aí.

A missão continua: buscar formas de simplificar exames genéticos que realmente impactem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

AFINAL ESTE É O NOSSO GRANDE OBJETIVO!

Novo desafio: Genética e Nutrição

A nutrição é um dos pilares para a boa saúde! E cientes da ciência robusta e em expansão que existe por trás dos exames Nutrigenéticos, estava aí a oportunidade de poder entregar às pessoas melhorias na qualidade de vida.

Com um modelo ágil de gestão, fazer pesquisas, testes e validações está no nosso DNA.

Assim, para entender os desafios do mercado brasileiro, antes de desenvolver um produto próprio, houve muito trabalho em parceria com uma empresa inglesa.

Aí que foi iniciado o aprendizado na área!

O oferecimento dos testes genéticos passou a ser feito através de canais digitais e participações em eventos.

Foi montada uma base com mais de 400 profissionais da nutrição que mostraram interesse nos testes genéticos. E eles foram ouvidos.

Do mesmo modo, os principais problemas ficaram claros

> os pacientes AMAM a ideia de personalizar uma conduta nutricional através da sua genética, porém não podem pagar por um teste.

> os nutricionistas AMAM a ideia de personalizar uma conduta alimentar através da genética, porém não conseguem entender como aplicar na prática os resultados da análise de dezenas ou centenas de genes.

Ficou claro como o dia!

Ali estava onde as soluções inteligentes podiam ser pensadas, tornando a genética mais simples e acessível tanto para os usuários, como para os parceiros.

Olhar certeiro: a experiência do consumidor

Com uma boa experiência na bagagem, as conversas com profissionais da nutrição e seus pacientes continuaram. Tudo entender melhor suas dores e motivações.

Diversos feedbacks depois, e após muita mão na massa (e já com laboratório próprio), os próprios exames nutrigenéticos da DGLab foram desenvolvidos.

Assim, as primeiras grandes barreiras estavam derrubadas: preço alto e falta de conhecimento.

Preço

Todos os processos foram otimizados com uso de excelentes equipamentos e insumos, sendo tudo feito aqui no Brasil. Assim, foi possível aumentar a análise das amostras e reduzir o tempo de entrega de resultados.

Nesse sentido, facilitou ter preços justos e viáveis.

Conhecimento

Então, a energia foi concentrada no desenvolvimento dos testes em cima dos principais genes que realmente fazem a diferença na prática nutricional.

Além disso, uma equipe especializada deu todo apoio e suporte necessários a interpretação dos laudos nutrigenéticos.

Nosso momento hoje

A DGLab segue sempre fortes no propósito de promover mais resultados a partir dos exames genéticos.

Além dos testes à disposição dos profissionais, existe o desenvolvimento de novos testes genéticos com parceiros estratégicos, aumentando o portfólio.

Por meio de eventos e das redes sociais, cada vez mais conteúdo e conhecimento de qualidade para espalhar o uso da genética na nutrição personalizada.

Do mesmo modo, promovendo o diálogo, troca de experiências entre os profissionais.

Algo muito gratificante também passou pela história da DGLab: o Movimento Supera Ação, que diagnosticou mais de 157.000 casos de coronavírus no município de Ribeirão Preto, desonerando o sistema público de saúde.

Somos a DGLab e somos muito gratos por poder contribuir com a revolução dos testes genéticos no Brasil – temos a certeza de que temos muito pela frente!

Autor: