O processo de coleta de saliva para a realização do teste genético é simples, porém ainda causa muita dúvida em diversos profissionais. Algumas questões como: a preparação antes da coleta, a validade do kit de coleta, e a durabilidade da amostra pós-coleta são pontos importantes para atenção do profissional.

Neste artigo, falaremos sobre tudo o que você precisa saber antes e depois da coleta de um teste genético nutricional.

Armazenamento dos Kits de Coleta

Uma vez recebidos os kits de coleta, os mesmos devem ser armazenados em local seco e em temperatura ambiente (não refrigerado), por no máximo 2 anos. O swab (instrumento parecido a um cotonete, com o qual a coleta será feita) deve ser mantido fechado e lacrado, para evitar contaminação externa. Assim, ele terá condição adequada para garantir qualidade na coleta da saliva.

A coleta de saliva para o teste genético 

A coleta de saliva é bem fácil de ser feita, mas os preparativos necessários envolvem o cuidado com a qualidade da amostra. Sendo assim, para a coleta acontecer de forma correta, 1 hora antes de ser realizada, o paciente NÃO deve:

  • Beber
  • Comer
  • Fumar
  • Utilizar batom
  • Escovar os dentes

Isso garante a qualidade da amostra para ser analisada pelo laboratório, pois amostras “contaminadas” com elementos além da saliva (batom, enxaguante bucal, etc.) muitas vezes são impróprias para os procedimentos técnicos laboratoriais. Caso haja dificuldade no processo de análise, poderá ser  necessária a recoleta da amostra de saliva, o que torna a entrega de resultados mais demorada.

No momento da coleta é importante também orientar o paciente para:

  • Fazer um bochecho com água imediatamente antes da coleta.
  • Esfregar o swab com uma certa pressão (firme o suficiente, mas sem machucar), por toda a boca (principalmente gengivas e a parte de dentro da bochecha), com movimentos circulares.

Confira este vídeo onde exemplificamos passo a passo o processo de coleta dos nossos testes genéticos:

É importante ressaltar que NENHUM estado de saúde atual (febre, gripe, qualquer tipo de doença, etc.) influencia na qualidade da análise pelo laboratório.

Depois da coleta:

Após a coleta, o mais importante é garantir a integridade da amostra e das informações de identificação do paciente. Para isso, é extremamente importante:

  • Continuar armazenando o swab com amostra coletada em local seco e em temperatura ambiente;
  • Colocar os itens do kit de coleta (termo de consentimento preenchido corretamente e o swab com saliva) todos dentro da caixa conforme orientações na mesma;
  • Armazenar o kit por no MÁXIMO 7 dias no consultório após a coleta. Isso garantirá que a amostra chegue em boas condições ao laboratório e que o resultado seja entregue no tempo certo.

O processo de coleta de saliva para os testes genéticos da DGLab é muito simples, sem complicações, e pode ser realizado tanto por profissionais da saúde quanto pelos próprios pacientes. De qualquer maneira, em caso de dúvidas é só entrar em contato com a gente!