A nutrição tem um papel fundamental para o rendimento esportivo do atleta. E para que ela seja ajustada às suas necessidades, é preciso realizar uma adequada avaliação nutricional para definir estratégias. E isso varia de acordo com o objetivo e com a fase de treinos ou da competição da qual o atleta participa.

Neste artigo, vamos detalhar um pouco mais sobre avaliação nutricional em atletas e quais os principais pontos que devem ser abordados nela. Confira!

O que é avaliação nutricional?

Avaliação nutricional nada mais é do que um conjunto de dados e ferramentas utilizadas por nutricionistas, que tem como objetivo o diagnóstico do estado nutricional do indivíduo.

Ou seja, visa identificar qual condição nutricional ele se encontra, por exemplo: se há deficiência de algum nutriente, se há excesso de gordura corporal ou redução da massa muscular.

A partir dos dados obtidos, o nutricionista (junto com o paciente) irá definir quais condutas e estratégias seguir para melhorar seu estado nutricional. 

Algumas ferramentas e questionários utilizados para esta finalidade podem variar de acordo com o público que o profissional atende, pois dessa forma conseguem extrair as informações necessárias que vão garantir uma avaliação adequada para cada nicho da nutrição.

Como montar uma avaliação nutricional para atletas?

Assim como em outras áreas, na nutrição esportiva uma avaliação nutricional completa garante que o atleta consiga otimizar seu rendimento, prevenir lesões musculares, melhorar sua recuperação e atingir seus objetivos de mudança na composição corporal.

Isso porque o profissional pode avaliar se a ingestão alimentar está adequada e suprindo todas as necessidades do atleta.

Para montar o seu protocolo de avaliação nutricional em atletas, trouxemos algumas questões que podem ser o ponto de partida para esta tarefa. 

1. Entenda seu público 

São adolescentes? Adultos? Maioria homens ou mulheres? Qual modalidade ou esporte eles praticam?

Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de montar seu protocolo de avaliação. É claro que ocasionalmente aparecerá alguém fora do seu nicho de atuação, mas isso é importante para que você defina quais avaliações são essenciais e não podem faltar para a maioria do seu público.

Entendendo melhor seus pacientes, você consegue buscar na literatura e nos guidelines das modalidades esportivas quais as principais necessidades e pontos de atenção dos atletas, e a partir daí listar o que deve ser abordado na sua avaliação. 

2. Ferramentas e aparelhos disponíveis

Depois de entender e estudar os métodos mais utilizados para avaliar seu público, veja quais ferramentas são possíveis de serem utilizadas. 

Você precisará investir em algum aparelho? Precisa de mais espaço dentro da clínica? O que é possível fazer com o que você já tem na sua clínica ou consultório? 

A partir disso, você poderá filtrar e escolher as ferramentas ou equipamentos disponíveis para a avaliação.

3. Tempo de consulta 

Em algumas ocasiões, ou em certas clínicas, o tempo de consulta já é pré-determinado e isso é algo importante a se considerar para a sua avaliação. 

No entanto, a maioria dos profissionais já reserva um tempo maior de consulta para os primeiros atendimentos, quando as avaliações são mais completas e demoradas.

Ainda assim, organize a avaliação para que sua consulta e conversa com o paciente não sejam prejudicadas. Afinal, a conexão e proximidade com ele são muito importantes para o sucesso do acompanhamento nutricional.

Quais os principais pontos de uma avaliação nutricional para atletas?

Na avaliação nutricional de atletas, o objetivo é entender de maneira geral como está o estado do indivíduo para adequar suas condutas de acordo com as variáveis de treinamento e fase da competição em que ele se encontra.

Abaixo destacamos resumidamente os principais pontos de atenção na sua avaliação nutricional, essenciais para o direcionamento das condutas.

Anamnese Nutricional

Coletar as informações do atleta, histórico familiar e de doenças prévias, qual o objetivo dele na consulta, exames bioquímicos, uso de medicamentos e suplementos, e sinais clínicos são algumas das questões que devem constar aqui.

Se quiser entender melhor como fazer uma boa anamnese, leia este artigo

Rotina de Treinamentos

Aqui você precisa entender melhor como é a rotina de treino do paciente, quais modalidades ele pratica e em qual dia e horário.

Além disso, perguntar sobre o tempo, a intensidade e como está periodizando o treino, e em qual momento da competição ele se encontra.

Caso seja possível, ter o contato direto do treinador técnico ajuda bastante com informações mais detalhadas.

Estimativa de Gasto Energético

Sabendo a rotina de treinamento, você pode realizar o cálculo para estimar o gasto energético total do atleta.

Antropometria e Composição Corporal

Realizar medidas antropométricas e avaliar a composição corporal do atleta direcionam o planejamento alimentar de acordo com o objetivo dele.

Além disso, é um parâmetro bem interessante para acompanhamento de acordo com o que a modalidade ou categoria pode exigir.

Ingestão Alimentar

Por fim, você precisa entender como está a alimentação atual do atleta. Uma análise detalhada do recordatório alimentar para avaliar se há algum sinal de deficiência de nutrientes ou de ingestão insuficiente de carboidratos, por exemplo.

Os macro e micronutrientes desempenham um papel importantíssimo nas vias energéticas e metabólicas, e por isso precisam estar muito bem ajustados para esses indivíduos.

Neste caso, um teste genético também poderá indicar adequações de cardápio e dieta.

Como otimizar a avaliação nutricional?

Todas essas ferramentas e questionários são fundamentais dentro de um acompanhamento nutricional de atletas. No entanto, nem sempre tudo que existe precisa ser utilizado com todo mundo. 

Isso pode deixar a avaliação muito extensa, prejudicando a agilidade no preenchimento das questões solicitadas. Além disso, não há necessidade de ter questionários muito longos com avaliações que não serão utilizadas futuramente.

Portanto, analise seu público, selecione as ferramentas e perguntas que serão realmente úteis e necessárias para a sua conduta nutricional, e que você saberá como interpretar e quando utilizar.

Algumas questões mais objetivas que compõem a anamnese muitas vezes podem ser enviadas previamente, em um formulário online ou até mesmo pelo aplicativo do software de nutrição que você utiliza, otimizando o tempo das avaliações.

Por fim, sempre que necessário revise seus protocolos de avaliações, adeque-os conforme o atleta que será acompanhado. E quando precisar, reveja o que você precisa modificar para melhorar ainda mais o seu atendimento.