Projetos

Supera-Ação COVID-19

Uma iniciativa com enorme impacto social

E tudo começou em um grupo de WhatsApp…


Após um começo de ano muito promissor, chegou o contratempo: uma pandemia sem precedentes atingiu o mundo, alcançando o Brasil. Junto a esse infortúnio, também veio o desconhecimento, a insegurança, o medo e toda a incerteza de como seria 2020.


E foi em um final de semana de Março, numa conversa pelo grupo de whatsapp das empresas do Supera Parque, que surgiu o problema (que acabou derivando em desafio): as amostras para diagnóstico da COVID-19 estavam sendo enviadas a São Paulo, e os grandes laboratórios estavam demorando mais de 20 dias para liberar os resultados. E como a pandemia se estendia, a tendência era de que a situação se agravasse.


Nessa altura, muitas Startups do Parque Tecnológico se ofereceram para ajudar, cada uma contribuindo com sua expertise. E foi exatamente no dia 20 de Março que começamos a desenvolver os planos de ação que definiram o Movimento batizado de SUPERA-Ação.


A princípio, o objetivo era realizar voluntariamente 5.000 testes de RT-PCR para identificação do novo coronavírus (SARS-Cov-2) em pacientes atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.


Para encarar essa empreitada e dar conta da rotina, realizamos o credenciamento no Instituto Adolfo Lutz (IAL), recrutamos voluntários (muitos deles depois viraram bolsistas do projeto), organizamos as compras e estoque de insumos (em meio à carência de materiais), estruturamos os laboratórios e a plataforma de gestão laboratorial. Assim começamos o SUPERA-Ação, liberando o primeiro resultado de exame no dia 20 de Abril. Todo um recorde de tempo e de organização!!!! Foi a partir daí que começou a labuta diária…


Durante a realização da iniciativa, tivemos o auxílio e suporte da Prefeitura, da Fiocruz (incluindo Bio-Manguinhos), e especialmente de toda a equipe do Supera Parque. Sem eles seguramente não seria possível chegar aonde chegamos. E onde chegamos? Neste final de ano, superamos os 50.000 testes diagnósticos, o que representa uma razão aproximada de 1 exame para cada 14 ribeirãopretanos!!!


E como a COVID-19 não dá trégua, nós também não deixamos de combatê-la. Recentemente, no dia 18 de Dezembro, a Prefeitura publicou no Diário Oficial a nova extensão do convênio “SUPERA-Ação” ampliando a realização dos exames até o dia 31 de Março de 2021, o que é motivo de muita satisfação para nós, pois chancela o excelente trabalho que estamos cumprindo.


Perante ao realizado, todos temos a sensação de dever cumprido, mas também ao mesmo tempo alertas para continuarmos dando o máximo neste projeto que integra gestão, competência, disposição, decisão, entrega, aprendizado e amor ao que se faz: essa fase seguramente ficará gravada em todas as nossas vidas.


Finalmente, a DGLab quer agradecer especialmente, e de forma individual, aos excelentes profissionais que formaram parte da equipe de RT-PCR: Aline Carolina Aleixo Silva, Aline Vianna Bernardi, Danilo Faustino Braganholi, Danillo Espósito, Jackeline de Souza Rangel Machado, Letícia Pollo de Oliveira, Luciana Brochetto Braga, Michelle de Souza Rangel Machado, Natália Yumi Noronha, Patrícia Heloise Alves Bezerra, Paula Fagundes de Gouvêa Bizzi e Tathiane Maistro Malta Pereira.

Carinhosamente estendemos nosso agradecimento a todos os demais voluntários que participaram atuando em outras frentes do SUPERA-Ação, incluindo cada uma das empresas parceiras em todo esse processo.


Foi, e tem sido uma honra trabalhar com todos vocês!

Dante Gavio

Dante Gavio

Co-Fundador DGLab

Supera-Ação COVID-19

Confira como foi o projeto até agora!

A iniciativa SUPERA Ação, da qual a DGLab faz parte, realizou em Abril os primeiros testes para detecção da COVID-19. Colaborar nesta ação é motivo de muito orgulho para nós! Por isso viemos compartilhar com vocês um pouco mais sobre ela.

Início

Este movimento surgiu entre empreendedores cujas empresas estão instaladas no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Em um curto espaço de tempo, de forma solidária, eles se juntaram para viabilizar o diagnóstico da COVID-19 na cidade. 

O planejamento foi dividido em duas fases. A primeira, iniciada recentemente, tem como meta inicial a realização de 5 mil testes genéticos, usando RT-PCR. Já a segunda fase tem como objetivo a realização de 25 mil testes rápidos. Ambos os métodos servem para o diagnóstico da doença – confira aqui uma breve explicação e as diferenças entre eles.

Iniciativa de startups para fazer testes de coronavírus em Ribeirão Preto

Os testes

RT-PCR é um teste de genética molecular que consegue identificar o RNA do vírus na amostra coletada do paciente. Esta técnica permite detectar a infecção antes mesmo do aparecimento dos sintomas, antecipando o isolamento do indivíduo e evitando a contaminação de mais pessoas. Apesar de ser considerado o “padrão ouro”, o exame e a análise dos resultados são mais complexos, pois são realizados apenas por laboratório com equipamentos específicos e pessoas especializadas. 

Como o SUPERA Ação uniu startups com equipe e estrutura laboratorial de primeira qualidade, essa barreira foi derrubada. Além disso, graças a investimentos em insumos e tecnologias, além da experiência dos voluntários na otimização dos processos, estamos conseguindo entregar os resultados em até 48 horas. Vale ressaltar que para a realização desses testes o processo passou por avaliação, e foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

Já os testes rápidos podem ser divididos em dois tipos: os que identificam proteínas do vírus, e aqueles que detectam a presença de anticorpos específicos produzidos pelo sistema imunológico contra a infecção viral. Estes métodos, no entanto, não conseguem detectar a doença no início da infecção, mas somente algum tempo após o aparecimento dos sintomas. Por outro lado, o resultado é obtido rapidamente, em alguns casos em apenas 15 minutos. Atualmente existe uma dificuldade mundial de compra de testes rápidos, que por serem mais simples têm maior demanda.

Startups envolvidas no projeto SUPERA-Ação

A iniciativa realizará ambos os testes

O importante é que ambos os testes têm suas diferenças, mas se complementam, e o movimento SUPERA Ação está engajado em realizar os dois. Mais importante ainda é vivenciar tudo isso, que só foi possível com a união de empresas que doaram seu tempo e sua expertise em prol dessa causa tão nobre.


Na DGLab, além da realização dos exames de RT-PCR em nosso laboratório, nossa equipe também participa ativamente das operações que demandam logística, coordenação de processos e sistemas de integração de dados.


Qualidade em pesquisas e desenvolvimento, união e solidariedade são importantes pilares da DGLab, e é através deles que temos a certeza de que iremos superar os desafios da COVID-19.Vale ressaltar que a SUPERA Ação é uma iniciativa sem fins lucrativos e conta com a ajuda de doações para a realização dos testes.


Confira mais informações, e como ajudar, no link: https://www.superacaocovid19.com/.

Timeline do projeto

Confira como está o andamento do projeto!

Abril

Início do projeto

15/06

5.000 testes RT-PCR realizados

10/07

10.000 testes RT-PCR realizados

13/08

20.000 testes RT-PCR realizados

15/11

40.000 testes RT-PCR realizados

Em breve!

Confira as informações em tempo real!